Novo decreto do governo de Santa Catarina terá multa para quem não usar máscara
Governo já havia descartado lockdown e pretende afrouxar as regras aos fins de semana
Governo já havia descartado lockdown e pretende afrouxar as regras aos fins de semana
O grupo gestor do Governo de Santa Catarina discute nesta sexta-feira, 19, o regramento que será adotado pelo Estado para combater à pandemia de Covid-19 pelas próximas duas semanas. Um novo decreto será assinado ainda nesta sexta-feira e passará a valer a partir deste sábado, 20, e deve conter regras como a lei seca – proibição de venda e consumo no local de bebidas alcoólicas à noite – e restrições nas madrugadas, além de medidas para evitar aglomerações no comércio e no transporte.
O governo já havia descartado lockdown e pretende afrouxar as regras aos fins de semana, permitindo o funcionamento das atividades não essenciais de forma semelhante ao que acontecia de segunda a sexta nos decretos passados.
O principal ponto encaminhado pelos técnicos da saúde foi endurecer a fiscalização do uso de máscaras. O governo deve estabelecer critérios e multas para quem estiver sem o item de segurança sanitária.
“Talvez um dos pontos mais importantes do decreto é a ênfase que nós estamos dando para a questão do uso da máscara com um item obrigatório e essencial, não só como medida de proteção individual, mas também como medida de proteção coletiva”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde, Eduardo Macário.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: