X
X

Buscar

Novo espaço gastronômico na praça Barão de Schneeburg está em negociação

Prefeitura de Brusque busca parceria com a iniciativa privada

A Prefeitura de Brusque estuda implantar uma nova choperia na praça Barão de Schneeburg, no Centro, por meio de uma parceria com a iniciativa privada.

O prefeito em exercício, Ari Vequi, diz que o projeto está em negociação e que os proprietários informaram que o restaurante que fica próximo à praça será desocupado. “Estamos buscando uma solução para que se consolide uma nova locação, a um outro particular, que não cabe a prefeitura escolher, mas que faça ali uma choperia, um café”, comenta.

A ideia faz parte do projeto de revitalização do espaço, que teve parte entregue no dia 10 de agosto. Os demais lotes da obra ainda não foram construídos porque prefeitura está buscando recursos.

A intenção é ter uma área gastronômica que funcione à noite e aos fins de semana. “Queremos ter alguma coisa que possa trazer um benefício para a praça, para que as pessoas possam ocupar e ao mesmo tempo pra se divertirem”, diz.

Além da gastronomia, a prefeitura vê vantagem com relação aos banheiros. O prefeito em exercício comenta que a população reclama da falta dessa estrutura na praça. “Nós não podemos botar alguém pra cuidar de banheiro”, afirma.

“Podemos construir ali uma estrutura que as pessoas possam vir tomar seu chope, seu café, o seu refrigerante e também utilizar do banheiro quando há necessidade”, diz Vequi.

Ele reforça que o espaço dará mais estrutura para a realização de eventos, como no caso da exibição da final da Copa Santa Catarina. Além disso, será aproveitado também pelos turistas que visitam outros pontos turísticos no Centro da cidade, como a igreja matriz São Luís Gonzaga e a igreja matriz da paróquia Bom Pastor.

Como vai funcionar

A prefeitura pretende fornecer auxílio na estrutura do entorno do local e com a questão de alvarás, permitindo, por exemplo, a colocação de mesas na praça, para que o público possa aproveitar o local.

No entanto, será preciso deixar pelo menos três metros de calçada para que as pessoas possam passar e a circulação de quem vem ou vai para a avenida das Comunidades não seja obstruída.

Vequi esclarece que esse benefício será concedido a outros espaços que possam futuramente se instalar próximo à praça e os estabelecimentos vão compartilhar as mesas, como acontece em mercados públicos, por exemplo.

Depois que esse primeiro passo for dado, Vequi espera que outras parcerias possam ser firmadas e a reurbanização dos prédios no entorno da praça seja realizada no futuro.

O prefeito em exercício analisa que seria bom para o município se aqueles espaços próximos à praça tivessem várias opções como sorveterias e confeitarias. “Que possamos utilizar aquele espaço para gastronomia”, afirma.