Novo foco de dengue é encontrado em Brusque

Este é o segundo foco do mosquito encontrado na cidade neste ano

Novo foco de dengue é encontrado em Brusque

Este é o segundo foco do mosquito encontrado na cidade neste ano

Um novo foco positivo do mosquito transmissor da dengue, Aedis Aegypti, foi localizado pela Vigilância Epidemiológica de Brusque. O foco foi encontrado próximo ao estádio Augusto Bauer no Centro II em uma ação da equipe de inspeção.



Este é o segundo foco do mosquito encontrado na cidade. No início do ano, a equipe da Vigilância encontrou o primeiro no bairro Cedrinho. Somente no mês de janeiro, Brusque já registrou quatro casos de suspeita de dengue, dos quais dois foram descartados e dois ainda aguardam confirmação. 


A coordenadora de Vigilância, Fernanda Lippert, lembra que com o surto de dengue na cidade vizinha de Itajaí é preciso ter cuidado redobrado com a proliferação do mosquito. “A população deve estar sempre alerta, evitar os focos de água parada e ser ainda mais cautelosa com as pancadas de chuva que temos no final da tarde, prevenindo o acúmulo”.


Fernanda ressalta que mesmo intensificando os trabalhos da Vigilância, é preciso que toda a população se envolva nos esforços contra o Aedis Aegypti.“Além de cuidar de sua residência, as pessoas devem ligar e denunciar os possíveis focos do mosquito”. 

Como evitar a Dengue:

• Evite que a água da chuva fique depositada e acumulada em recipientes como pneus, tampas de garrafas, latas e copos.

• Não acumule materiais descartáveis desnecessários e sem uso em terrenos baldios e pátios.

• Trate adequadamente a piscina com cloro. Se ela não estiver em uso, esvazie-a completamente sem deixar poças de água. Manter lagos e tanques limpos ou criar peixes que se alimentem de larvas.

• Lave com escova e sabão as vasilhas de água e comida de seus animais de estimação pelo menos uma vez por semana.

• Coloque areia nos pratinhos de plantas e remova duas vezes na semana a água acumulada em folhas de plantas. Em bromélias, utilizar jato forte de água na axila das folhas a cada dois dias.
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio