X
X

Buscar

Novo modelo prevê agendamento de consultas para o mesmo dia em duas unidades de saúde de Brusque

A partir de outubro, moradores do bairro Rio Branco e da rua Nova Trento terão atendimento flexibilizado

A partir de outubro, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da rua Nova Trento e do bairro Rio Branco terão um novo sistema de acesso às consultas e procedimentos. O objetivo do novo modelo, denominado Acesso Avançado, é flexibilizar as agendas dos postos de saúde.

Hoje, o município tem postos de saúde atuando com agendamentos semanais, quinzenais ou mensais. Esse sistema, de acordo com a diretora da atenção primária da Secretaria de Saúde de Brusque, Camila Granemann de Souza, acaba dificultando o acesso dos pacientes ao atendimento.

“O usuário vai lá para pegar uma ficha e consegue só para daqui três meses, por exemplo. Com o acesso avançado não é assim, eu dou a possibilidade ao meu usuário de ser atendido no mesmo dia. As equipes fazem o trabalho de hoje, hoje”, diz.

Camila explica que a ideia é que o usuário que necessite de atendimento na UBS seja atendido no mesmo dia, entretanto, pode acontecer de a agenda do dia já estar lotada, então, o atendimento será realizado, no máximo, em uma semana.

De acordo com a diretora da atenção primária, o acesso avançado não contempla só a agenda médica, mas da equipe como um todo. Além dos médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e agentes comunitários de saúde serão capacitados para realizarem o atendimento e a escuta qualificada dos pacientes. O objetivo é que 70% dos atendimentos nas duas unidades de saúde sejam de demanda espontânea e 30% de demanda agendada.

Neste novo sistema, os agentes comunitários de saúde também terão nova função. Camila explica que eles continuarão fazendo a visita nas residências, mas de forma revezada. “Sempre haverá um agente de saúde dentro da unidade, para fazer o acolhimento dos pacientes e gerenciar a agenda. Eles já conhecem esses usuários, já sabem dos problemas, então ficará mais fácil”, diz.

A escolha pelas unidades da rua Nova Trento e do Rio Branco, de acordo com ela, se deu porque são estruturas menores em que as equipes já estavam interessadas em implantar este novo modelo. 

O projeto piloto será realizado por três meses. A partir daí, a secretaria fará a avaliação dos resultados e, se for positivo, iniciará a implantação desse modelo nas outras unidades de saúde de Brusque.

“Em Florianópolis eles já usam esse sistema, então fomos lá conhecer. Durante todo o processo, os enfermeiros, técnicos e agentes de saúde receberão diversos treinamentos e capacitações para poder atender os usuários com qualidade”.