Jornal adota paywall e lança serviço de envio de notícias por e-mail e WhatsApp
O Município lança nesta terça-feira, 14, um novo portal, fortalecendo sua plataforma de conteúdo de forma moderna e inovadora. As mudanças são fruto de uma extensa pesquisa junto aos assinantes e assimila as mais modernas tendências de comunicação do mundo, com o objetivo de facilitar a visualização do conteúdo em smartphones e tablets. Com isso, […]
O Município lança nesta terça-feira, 14, um novo portal, fortalecendo sua plataforma de conteúdo de forma moderna e inovadora. As mudanças são fruto de uma extensa pesquisa junto aos assinantes e assimila as mais modernas tendências de comunicação do mundo, com o objetivo de facilitar a visualização do conteúdo em smartphones e tablets.
Com isso, a empresa buscou parcerias para desenvolver o novo site dentro de um layout e funcionalidades que atendam a expectativa dos leitores, em especial, os assinantes. “Além do formato diferenciado, o portal proporciona uma nova experiência de leitura. Antes, o assinante via o conteúdo do jornal em flip (modo folhear), agora, além dele, tem todos os conteúdos do impresso adaptados para o digital”, destaca o diretor do jornal, Claudio José Schlindwein.
Todo o processo levou mais de um ano para ser desenvolvido e aprovado. A nova fase pretende, acima de tudo, oferecer um conteúdo ainda mais relevante e de qualidade para a região. Neste processo, O Município reafirma seu compromisso como fonte de informação confiável. “O novo portal chega para retribuir a confiança que o leitor nos deposita diariamente. Ele tem o papel de ser uma fonte confiável em meio a tantos conteúdos duvidosos espalhados pelas redes sociais”, diz o editor-executivo do jornal, Andrei Paloschi.
Foco nos usuários de smartphones
O diretor da ServerDo.In, empresa de São José que desenvolveu o novo portal, Tatto de Castro, destaca que a versão digital de O Município foi concebida com base em diversos conceitos que buscam dar comodidade e atender as expectativas dos leitores.
Um dos diferenciais é a forma com que ele foi desenvolvido para smartphones e tablets. “Um dos conceitos que utilizamos na hora de desenvolver o site foi o mobile first, que é pensar todo o layout focado nos celulares. Usamos este conceito após uma análise do comportamento dos usuários. Durante a semana, 72% dos acessos do jornal vêm de smartphones. No fim de semana, esse percentual chega a 95%”.
De 2012 a 2017, o número de leitores que utilizam o smartphone para acompanhar as notícias no O Município teve um crescimento expressivo. No início, cerca de 7% consumiam o conteúdo via mobile, hoje o percentual ultrapassa 72%.
Ele ressalta também a nova tecnologia usada para a estabilidade do portal, com servidores distribuídos por todo o Brasil. “Antes o site não suportava grandes picos de audiência. Agora, aplicamos as mesmas técnicas que os maiores portais de conteúdo do Brasil utilizam, garantindo a estabilidade da página”.
Assinante tem exclusividade
No novo portal, apenas os assinantes têm acesso ilimitado a todo o conteúdo, com informações exclusivas. Trata-se do modelo paywall, adotado por jornais em todo o mundo.
A notícia chega até você
A partir de abril, o jornal lança um novo serviço exclusivo aos assinantes: O Município Dia e Noite. Duas vezes ao dia, às 7h e às 19h, o leitor receberá em seu e-mail e no seu WhatsApp um alerta com as últimas notícias produzidas e selecionadas pela Redação. Para ter acesso ao serviço, o assinante deve optar por ele no http://omunicipio.com.br/cadastro, sem custo adicional.
Novos formatos comerciais e classificados digital
A nova fase de O Município também promove uma transformação na relação com os anunciantes. A partir de agora, novos formatos e posições de anúncios irão garantir uma experiência ainda mais próxima entre as empresas e os leitores.
A principal novidade é a criação do O Município Comercial. Com ele, os anunciantes terão conteúdo personalizado por meio do conceito de Branded Content, aplicado com sucesso no Brasil e no mundo. O formato tem como característica se diferenciar do modelo comum de anúncios e ficar mais próximo ao conteúdo produzido pelo jornal, atraindo a atenção dos leitores.
O portal também ganha o Classificados, seção já tradicional do impresso. O espaço é moderno e intuitivo para os internautas que procuram ou oferecem produtos e serviços.