Novo portal da Prefeitura de Brusque é fruto de parceria com o Observatório Social

Troca de informações busca facilitar acesso a dados públicos

Novo portal da Prefeitura de Brusque é fruto de parceria com o Observatório Social

Troca de informações busca facilitar acesso a dados públicos

Entrou em funcionamento, na semana passada, o novo site da Prefeitura de Brusque: www.brusque.sc.gov.br. O portal tem o objetivo de ser mais acessível a todas as camadas da população.

Para chegar a essa acessibilidade, a parceria entre a Controladoria Geral do Município (CGM) e O Observatório Social de Brusque (OSBr) foi fundamental. O diretor-executivo do OSBr, Evandro Gevaerd, explica que desde o ano passado a entidade comunica à CGM erros e pontos a serem melhorados no site.

Veja também:
Prefeitura de Brusque e Múltiplos rescindem contratos amigavelmente

Como será feita a obra de drenagem na rua Augusto Klapoth, no Águas Claras

Qual a variação do quilo do pão francês nas padarias de Brusque

Os voluntários do Observatório acessam o portal da prefeitura frequentemente para coletar dados e informações. No dia a dia, eles identificam pontos deficientes. São detalhes que nem sempre o técnico consegue pegar na hora em que está programando.

Essa expertise dos voluntários começou a ser compartilhada com a Controladoria, que as usou no desenvolvimento do novo portal. “Desde o fim do ano passado temos mais contato com a Controladoria”, afirma Gevaerd.

Antes, o OSBr enviava essas informações diretamente para o prefeito ou algum secretário, que têm várias preocupações. Já a CGM é voltada para o acesso à informação e transparência.

Aos poucos, a iniciativa tem dado resultado. Gevaerd cita que antigamente os dados de atendimentos na Saúde só eram repassadas com um ofício.

Veja também:
O Município convida eleitores para discutirem propostas dos candidatos à presidência

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Homem é assassinado no interior da rodoviária de Blumenau

A Controladoria foi informada e passará a deixar os números de atendimentos direto no portal. Outro ponto destacado pelo diretor-executivo é a linguagem do site, que está mais fácil para a população em geral.

O diretor-geral da Controladoria, Daniel Felício, diz que a proximidade com o Observatório é fundamental. “É uma parceria para que possamos levar a todos os grupos da sociedade uma forma mais fácil de acessar os dados”.

Felício afirma que um dos objetivos é uma solução para levar notícias e fatos importantes mais fáceis de serem compreendidas. Ele explica que Controladoria trabalha para melhorar o acesso à informação no site e também o Portal da Transparência.