Novo presidente da Câmara de Guabiruba, Waldemiro Dalbosco projeta mandato de continuidade
Vereador do PP afirma que está no último mandato no Legislativo
Vereador do PP afirma que está no último mandato no Legislativo
Após o fim do mandato do vereador Cristiano Kormann (PP) como presidente da Câmara de Guabiruba, o vereador Waldemiro Dalbosco (PP) foi eleito ao cargo. Ele retorna à presidência do Legislativo guabirubense, função que já exerceu em 2013, no primeiro ano como vereador.
Partido de Waldemiro, o PP tem a maioria na Câmara de Guabiruba e elegeu a Mesa completamente progressista com cinco votos. O MDB também lançou candidato, mas obteve quatro votos. Waldemiro detalha que um vereador da oposição foi convidado para fazer parte da Mesa. Ele teria recusado e o MDB lançou chapa própria.
O novo presidente da Câmara afirma que havia um acordo para Cristiano assumir o comando da casa nos dois primeiros anos da legislatura. Sendo assim, os dois últimos anos ficariam com Waldemiro. Ele diz que está em seu último mandato como vereador, que se encerra em 2024.
“Volto à presidência de uma forma bem mais tranquila do que a primeira vez. Tivemos que fazer naquela ocasião uma mudança muito forte, no sentido de se fazer cumprir o regimento interno durante as sessões”, comenta o vereador.
Waldemiro afirma que pretende lidar com a oposição de uma forma tranquila e minimiza conflitos políticos com o MDB. Ele reforça que, na verdade, oposição e situação é o Legislativo como todo, e crê em um relacionamento positivo com todos os vereadores.
Ele ressalta também que a Câmara de Guabiruba conta com um “Legislativo renovado”, conforme classificou. Dos nove vereadores que se elegeram em 2020, seis estão no primeiro mandato. Waldemiro avalia que a boa convivência nos dois primeiros anos da presidência da Câmara com o PP nesta legislatura é sinal de um relacionamento bom com os emedebistas.
A composição do quadro de servidores comissionados deve continuar a mesma no Legislativo. “Nossa estrutura é bastante enxuta. Temos três efetivos e três comissionados. A princípio não haverá mudança e todos seguem com seus trabalhos normalmente”, diz.
O vereador comenta que pretende fazer um mandato de continuidade. Ele pontua que alguns ajustes são necessários, como a discussão junto à Prefeitura de Guabiruba sobre os projetos que chegam para análise do Legislativo em regime de urgência.
“Nos próximos dias, com o retorno das atividades, queremos marcar uma reunião com o Executivo para dizer como vamos conduzir os trabalhos, principalmente quando se trata de projetos em regime de urgência. Vamos tomar muito cuidado para evitar esses projetos”, afirma.
Waldemiro relata que, no fim de 2022, projetos importantes chegaram à Câmara de última hora e em regime de urgência. O presidente defende que os vereadores tenham maior tempo para se inteirar do projeto. Ele comenta que se trata apenas de alguns ajustes e ressalta que terá um relacionamento bom com o governo Zirke e Cledson.
Em 2013, quando foi presidente da Câmara pela primeira vez, Waldemiro conta que uma das mudanças que na época teve resistência foi o seguimento ao regimento interno. Antes de ser vereador, ele afirma que as sessões não seguiam a mesma ordem que atualmente.
Quanto ao segundo mandato como presidente que se inicia, ele avalia que não há grandes mudanças e afirma que “o caminho já está traçado”. “A ideia é dar sequência ao que o Legislativo já vem fazendo, lembrando que presidir a Câmara de Vereadores gera a necessidade de duas linhas de atuação: a parte administrativa e a parte política”, diz.
O vereador classifica que a parte administrativa se refere à Câmara como entidade, envolvendo questões como orçamento, pessoal, regras, prestação de contas e outros.
Já na parte política, o vereador menciona a organização da pauta, andamento das sessões e representação do Legislativo fora da casa. Ele afirma que pretende manter as sessões itinerantes e intensificar a participação dos alunos de Guabiruba na Câmara.
– Assista agora:
Conheça história da arquitetura enxaimel