X
X

Buscar

Novo presidente do DCE da Unifebe apresenta planos para a gestão

Uma das propostas é criar centros acadêmicos para os cursos

Desde o dia 21 de março o Diretório Central dos Estudantes (DCE) do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) conta com uma nova gestão.

Em entrevista ao jornal O Município, o presidente do DCE, David Pablo Pereira, falou sobre os planos da nova diretoria durante o mandato, que dura um ano.

A equipe conta com 12 acadêmicos, de oito cursos diferentes. Cada aluno tem um cargo, do qual ficará responsável durante a gestão.

David é estudante da 5ª fase de Direito. Ele conta que quando entrou na faculdade, não sabia que existia um movimento estudantil. Quando estava no terceiro semestre, começou a pesquisar sobre a representação dos estudantes.

No fim de 2018, soube que teria a eleição e que não havia inscritos. Por isso, reuniu alguns colegas e começou a busca por quem tivesse interesse em participar.

David diz que recebeu vários nãos . “É perceptível a falta de interesse dos alunos em representar”. Apesar disso, conseguiu montar uma equipe.

Mesmo não tendo concorrentes, o grupo criou um nome para a chapa: “Unidade para Novidade”. O objetivo é mostrar que a equipe quer lutar pelos interesses dos alunos e buscar o bem comum.

Segundo David, nas últimas gestões do diretório, não havia uma participação efetiva e cita como exemplo os conselhos de votação da faculdade. O DCE tem cadeira para votação, mas não havia alunos que participassem dos debates.

“Estamos ressuscitando o DCE. O nosso foco nessa gestão é voltar a fazer acontecer com o objetivo principal que é a representação dos alunos”, afirma.

Política
É bastante comum que diretórios centrais tenham um cunho político e até membros de partidos. No entanto, David diz que esse não é o objetivo do DCE da Unifebe.

“O movimento estudantil é historicamente ligado a uma política partidária, mas uma das nossas ideias que passamos para os alunos é a não partidarização da nossa gestão. Eu tenho meu posicionamento político bem firmado, porém a nossa gestão não tem esse fim político”, esclarece.

O presidente conta que a diretoria possui pessoas com posicionamentos políticos diferentes, mas que um não vai tentar dominar o outro. “Não estamos pensando na nossa intenção, mas no acadêmico em geral”.

Grêmio Estudantil
A gestão do DCE pretende incentivar a criação de centros acadêmicos dentro da Unifebe. O único curso que conta com uma representação estudantil é o de Direito, por meio do Centro Acadêmico de Direito Dez de Dezembro (Cadez).

David conta que outros cursos já tiveram centros acadêmicos, mas atualmente não estão mais funcionando. Os CAs têm Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), mas como não há movimentação, existem algumas pendências.

Por isso, o DCE está entrando em contato com alunos que se dispõem a ajudar e se coloca à disposição para auxiliar financeiramente e juridicamente na resolução dos problemas.

O presidente pede para que os alunos se engajem no movimento estudantil e ajudem na busca pelos interesses dos acadêmicos. “Se nós alunos não fizermos alguma coisa, quem vai fazer por nós?”.

Nova sede
O DCE conversou com o ex-reitor Günther Lother Pertschy e com a reitora Rosemari Glatz, solicitando uma nova sede para o diretório. David diz que os professores responderam positivamente.

No entanto, é preciso esperar porque existe um contrato semestral para a utilização de salas da faculdade.

Atualmente, o DCE tem espaço na sala do xerox e quando a diretoria se reúne, precisa pausar o serviço.

Enquanto não tem nova sede, David pretende aplicar melhorias na sala atual. Uma das reformas que pretende fazer é tornar o local acessível para cadeirantes. “Estamos vendo a possibilidade de nós conseguirmos esse acesso, talvez aumentar a porta e colocar fila preferencial”.

Apoio aos estudantes
O DCE também vai atuar apoiando eventos dos cursos, como palestras e semanas acadêmicas, se colocando à disposição dos coordenadores e dos alunos para ajudar financeiramente e presencialmente para qualquer situação.

O diretório também esteve em reunião com a União Catarinense dos Estudantes (UCE), para verificar a possibilidade de ofertar a carteirinha do estudante com a logo da Unifebe. O projeto ainda está em andamento.

Além disso, essa gestão está participando do conselho dos presidentes de diretórios de faculdades da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe). “A troca de experiências é bem legal”, relata David.

Outra forma de atuação do DCE será por meio da promoção de atividades sociais. O objetivo é participar de algumas instituições de caridade da cidade.

A diretoria pretende entrar em contato com os coordenadores de curso para que as atividades sejam direcionadas por área de atuação dos acadêmicos.

Confira os integrantes do DCE

  • Presidente: David Pablo Pereira (Direito)
  • Vice-presidente: Ester da Silva Lima (Engenharia de Produção)
  • Tesoureiro Geral: Luciano de Limas (Direito)
  • Primeira Tesoureira: Thais Roberta Bonamente (Psicologia)
  • Secretário Geral: Wesley Day (Gestão Comercial)
  • Diretores Jurídicos: Guilherme de Lima de Mendonça (Direito) e Iago Guilherme Prim (Direito)
  • Diretores Esportivos: Bruno Martinenghi Martins (Educação Física) e Ricardo Henrique Wehmuth (Direito)
  • Diretor de Cultura e Eventos: Eduardo Pessoa (Engenharia Mecânica)
  • Diretora de Assuntos Internos: Geovana Morais Biscaia (Medicina)
  • Diretor de Assuntos Estudantis, Intercâmbio, Imprensa e Divulgação: Gustavo Felipe Lamp Cubilla (Design Gráfico)
Divulgação