Novos canais digitais da TV aberta chegarão a Brusque
Recentemente a TV Barriga Verde, afiliada à Band, começou a transmissão digital na cidade
Desde que o sinal da TV aberta analógica começou a ser desligado no Brasil, no final de 2018, emissoras se adaptam e investem na cobertura do sinal digital. Em Brusque, o analógico continuará a funcionar até 2023, porém novos canais digitais poderão chegar no município até o próximo ano.
Segundo a gerente de expansão da Rede TV e afiliadas, Marlene Raymunda Gomes da Silva, a emissora vai começar a transmitir o conteúdo pelo canal 17, já liberado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Ela explica que, atualmente, está na busca de local para a instalação da infraestrutura, com uma antena, transmissores e cabos. “Está no nosso planejamento, a gente colocar no ar até o final do ano”, conta.
Outro canal que está para começar a ser exibido na cidade é o TV Brasil Esperança, de Itajaí, afiliada a TV Brasil. O diretor geral da emissora, Luciano Mette, acredita que até janeiro o canal esteja no ar em toda a região, pelo 19.1. “Temos a autorização com a Anatel, e está na fase de implantação de equipamentos”, complementa.
A Rede Vida, com sede em São José do Rio Preto, São Paulo, também está em processo de abertura de canal em Brusque. De acordo com técnico de sinal da emissora, Sandro Pasilio, o momento é de aguardar a aprovação da Anatel sobre o pedido de abertura de sinal digital.
Caso tudo dê certo, a Rede Vida transmitirá o conteúdo pelo canal 26, na opção analógica, e do canal 20, para o digital. No entanto, ainda não há previsão para a abertura.
Mais recentemente, o sinal digital da TV Barriga Verde, afiliada a Band, começou a ser transmitido no município. a Ativação do canal 11.1 foi em setembro. Além da TVBV, os canais SBT, RIC TV Record, Record News SC, NSC TV e TV Canção Nova já transmitem a programação com sinal digital no município.
Confira a lista de canais digitais disponíveis: