Novos guard rails começam a ser instalados na avenida Beira Rio
Depois de vários acidentes, trecho da via receberá dispositivo de segurança
O guard rail é uma proteção metálica instalada em curvas em que há perigo de o motorista perder o controle por conta da força centrífuga, que leva o veículo para fora da pista. Em Brusque, existem cinco locais em que há o dispositivo e outros quatro estão em fase de implantação. O primeiro está sendo colocado na margem direita da avenida Arno Carlos Gracher, a Beira Rio próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros.
Somente em 2013, o Jornal Município Dia a Dia noticiou quatro acidentes de veículos que caíram no rio Itajaí-Mirim, neste trecho. O mais grave, ocorreu em 9 de maio com a morte de três crianças entre quatro e seis anos. O mais recente foi um Fiesta, que caiu no rio na semana passada. A motorista saiu ilesa do acidente. O secretário de Trânsito e Mobilidade, Paulo Sestrem, diz que o edital foi lançado em maio, mas devido aos trâmites, a ordem de serviço foi assinada somente na semana passada.
O custo do guard rail é de R$ 190 por metro. Neste trecho, o investimento é de R$ 20 mil, e o equipamento de segurança conta com 27 peças de quatro metros, totalizando 108 metros. A instalação está sendo feita pelos próprios técnicos da Secretaria de Trânsito e Mobilidade, que já fizeram um estudo preliminar de outros pontos na cidade que também receberão os guard rails. Alguns deles dependem de ajustes na pista, realizados pela Secretaria de Obras, para serem implantados.
Sestrem afirma que os guard rails devem evitar que o carro caia no rio em caso de acidentes. Mas isso depende da velocidade do veículo. No trecho próximo ao quartel do Corpo de Bombeiros será implantada ainda uma travessia elevada na altura da rua São José. Além de ajudar na redução de velocidade dos veículos, também dará segurança para a travessia dos pedestres quem vierem da avenida Rio Branco e quiserem chegar à Beira Rio para caminhar.
O guard rail está fixado com haste que estão enterradas a um metro de profundidade. Sestrem afirma que é preciso um impacto muito grande para deslocar o metal e o veículo cair no rio. A instalação foi feita junto ao meio fio e não próximo ao rio, para evitar que um pedestre ou ciclista seja atingido pelo veículo. Naquela curva passam mais de 10 mil veículos por dia. Além dos guard rails, as faixas de sinalização horizontal estão sendo repintadas e taxões estão sendo colocados para direcionar o motorista a noite em vários pontos da cidade.
> Confira reportagem completa na edição desta quarta-feira, 7 de agosto, do Jornal Município Dia a Dia