Novos leitos de UTI neonatal devem funcionar dentro de 30 dias em Brusque

Cidade também terá novos leitos de UTI pediátrica

Novos leitos de UTI neonatal devem funcionar dentro de 30 dias em Brusque

Cidade também terá novos leitos de UTI pediátrica

Nesta segunda-feira, 30, o governo de Santa Catarina anunciou a abertura de 68 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica em até 90 dias. Dez deles serão em Brusque no hospital Azambuja, que anunciou prazo previsto para entrega.

A abertura de novos leitos será feita em dez municípios, em diferentes regiões de SC. Brusque esta entre as três cidades que receberão o maior número de leitos e é única que receberá os dois tipos de UTI.

De acordo com o gestor do hospital Azambuja, Gilberto Bastiani, a instituição pretende realizar a instalação dos leitos neonatais dentro de 30 dias. Já os pediátricos, devem demorar um pouco mais, porém, ficam dentro do prazo estabelecido pelo governo, de 90 dias.

Em março deste ano já havia sido anunciada a construção da Torre de Alta Complexidade, que tem leitos de UTI neonatal, com investimento de mais de R$ 12 milhões de verba estadual. Porém ainda não foi divulgada a previsão de entrega.

Gilberto comentou a decisão da abertura dos leitos de forma antecipada. “Estamos muito felizes em trazer esse serviço para a cidade e região, já que é uma de nossas lutas há muitos anos. Porém, não esperávamos que ocorresse neste momento, já que estamos com as obras da Torre de Alta Complexidade em andamento, ela que contempla em seu projeto a UTI Neonatal. Contudo, nos colocamos à disposição do estado, e dentro da necessidade que o governo está passando de falta de leitos de UTI neonatais e pediátricos, abraçamos a ideia e vamos disponibilizar nossa estrutura para implantação”, ressalta.

Instalação

O hospital Azambuja já possui todos os equipamentos para os leitos de UTI Neonatal, adquiridos por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 2,7 milhões, encaminhada pelo ex-deputado estadual e médico Serafim Venzon, em seu último ano de mandato. Trata-se de itens como respiradores, monitores, incubadoras, ultrassom e raio-x portáteis, entre outros, todos de alta tecnologia, para atender da melhor forma os recém-nascidos.

Uma ala da instituição, que fica no mesmo andar da UTI Geral, será utilizada para instalação dos novos leitos. O hospital contará com uma equipe especializada para coordenar a UTI Neonatal e cerca de 45 profissionais, entre médicos, equipe de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista e equipe de apoio, atuarão no novo serviço.

A UTI Neonatal atenderá recém-nascidos e bebês até seis meses, que necessitarem de cuidados intensivos. Já os leitos pediátricos atenderão pacientes de seis meses a 14 anos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo