Novos professores e colaboradores da Apae de Brusque recebem orientações sobre protocolos da Covid-19
Eles foram recepcionados para o ano letivo de 2021 pelo presidente e diretora executiva da entidade
Eles foram recepcionados para o ano letivo de 2021 pelo presidente e diretora executiva da entidade
O mês de fevereiro começou com as boas-vindas para os professores e colaboradores que irão atuar na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brusque em 2021. Na manhã de quarta-feira, 3, o grupo esteve na sede da instituição, onde foi recepcionado pelo presidente da entidade, Renato Roda, e pela diretora executiva, Rosecler Ceratti Foletto.
Na oportunidade professores, coordenadores, auxiliares, técnicos de saúde e demais profissionais, tanto efetivos como novos, passaram por um processo de integração. Eles conheceram a estrutura e rotina de trabalho da instituição e receberam orientações em especial a respeito das diretrizes e cuidados exigidos com a retomada dos atendimentos presenciais.
“A ideia foi passar todas as orientações sobre os protocolos de saúde e novos procedimentos nos atendimentos e convívio com nossos alunos. Estamos com boas expectativas para recebermos eles, que são a causa da existência da nossa entidade, onde vamos buscar recuperar as perdas que tivemos em 2020 por conta da ausência dos atendimentos presenciais. Contamos com a contribuição e trabalho de todos”, declarou na oportunidade o presidente da Apae.
A Apae modificou o convênio com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). Em 2021, o processo de seleção e contratação dos professores foi feito pela própria Apae.
Ao todo foram contratados 27 profissionais na área de educação. “Recebemos uma grande quantidade de currículos e avaliamos muito cada um deles, dentro dos critérios focados na formação acadêmica e profissional na área da Educação Especial, especializações, e perfil para atuação nos programas da Instituição” comenta Rosecler.
O Plano de Contingência (Plancon) da Apae, apresentado na ocasião, contém todos os procedimentos que a instituição está adotando por conta da pandemia, com todas as adaptações necessárias, para que os alunos possam retornar com segurança para a instituição.
“Os procedimentos e adaptações foram muito discutidos nas várias reuniões da comissão interna da Apae. Ele segue todas as diretrizes orientadas pelo estado e município, com o olhar voltado aos nossos alunos, e devidamente aprovado pelo Comitê Municipal”, esclarece Rosecler.
Conforme o calendário e as diretrizes da FCEE, as aulas presenciais com os alunos retornam dia 17 de fevereiro, com regime de escala.
“No ato da matrícula e das rematrículas dos alunos em janeiro, as famílias puderam optar se os atendimentos seriam presenciais ou remotos. Desta forma organizamos o fluxo de atendimentos, tanto dos professores como dos profissionais de saúde e alunos. Assim, os atendimentos serão individualizados, ou seja, será um aluno por sala. A exceção será o Centro de Convivência Ruth de Sá, onde há turmas mais funcionais e o espaço amplo, e será possível receber até quatro alunos por turma/turno, com todos os cuidados e distanciamento recomendados”, esclarece.
Mesmo com os protocolos necessários as expectativas para o ano de atuação da Apae de Brusque são as melhores. “2020 foi um ano onde refletimos sobre os papéis que desempenhamos, para criar novos olhares e iniciativas. A Apae conta com uma ótima equipe de profissionais, comprometida e dedicada, então temos a confiança de que junto com as famílias construiremos um bom trabalho este ano”, acrescentou a diretora.
Desde as medidas restritivas, adotadas em função da pandemia do Covid-19 em 2020, os atendimentos haviam sido suspensos, realizados de forma remota, sendo mantidos apenas os Testes do Pezinho e da Orelhinha, mediante a agendamento, realizados pela Clínica Uni Duni Tê, bem como os atendimentos de saúde individuais, realizados pelas três unidades de serviços que compõe a Apae.
As expectativas positivas também são entre os novos profissionais contratados, como Bianca Hoepers Mascarenhas.
“Estou muito feliz em ter a oportunidade de atuar na entidade, pois todas as pessoas que já trabalharam na Apae, que conheci, sempre falam que é uma ótima experiência. As orientações de hoje foram bem necessárias, me deixaram mais tranquila e segura, além da boa recepção, que me fez sentir acolhida para fazer um bom trabalho ao longo do ano”, comentou.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: