Núcleo das Escolas de Idiomas da ACIBr reúne professores de língua inglesa
Formação é voltada para profissionais da rede municipal, estadual e particular de Brusque e região
O Núcleo das Escolas de Idiomas da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr) realizou nesta sexta-feira, 22 de setembro, o 14º Encontro de Professores de Língua Inglesa.
O evento reuniu cerca de 50 professores que atuam nas escolas de idiomas e também nas redes municipal, estadual e particular de Brusque e região. Realizado em inglês, o objetivo do encontro foi promover um momento de atualização para os profissionais deste idioma, considerado fundamental para todas as profissões.
Pelo segundo ano consecutivo, o encontro contou com palestra de Tânia Santos, de Florianópolis. Professora de inglês há mais de 20 anos, ela atua como consultora acadêmica e na formação de professores.
Nesta edição, a profissional abordou dois temas: as práticas para o ensino bilíngue ou multilíngue e as estratégias para o ensino significativo do idioma. “Sempre que a pessoa começa o aprendizado de uma língua, o que ela quer é falar. Mas isso tem que ser feito de forma significativa para o aluno. Não é só o aprendizado da língua, pois existem outras habilidades que podem ser desenvolvidas pelo educador para que o aluno fale de uma maneira mais rápida, suave e com sentido para ele”, diz.
Segundo ela, é importante que os professores se unam para discutir suas práticas pedagógicas. “Hoje só o ensino da gramática, do vocabulário, que é a base, não basta. A significância da língua na vida do aluno faz toda a diferença”.
Língua em evolução
A professora afirma que a língua está em constante evolução. Por isso, é importante momentos de formação para que os profissionais estejam cada vez mais preparados para as mudanças do conteúdo e também da forma de ensinar.
“O professor hoje tem muito o papel de curador da informação, ou seja, vai trazer para o aluno como é mais fácil de aprender e as práticas pedagógicas que vão fazer a diferença. Mas é importante entender que existe uma grande diferença entre aprender e fixar. Conhecimento é diferente de informação. Qualquer um é capaz de aprender sozinho, mas o auxílio de um professor faz toda a diferença”.
A coordenadora do Núcleo das Escolas de Idiomas, Rosemeri Seubert, também destaca a importância de promover eventos em que os professores possam trocar experiências e aprender juntos. “Cada um traz sua experiência de sala de aula, como ampliar e melhorar mais, aprofundar o conhecimento. Hoje os alunos buscam a escola para fazer viagens, para trabalhar, melhorar o currículo, então estão sempre atentos à importância do idioma e os professores precisam estar atualizados”.
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