Núcleo de fabricantes de toalhas de Brusque lança marca coletiva
Vale das Toalhas contempla 12 empresas da região
O Núcleo de Fabricantes de Toalhas (Nftex), da Associação Empresarial de Brusque (Acibr), lançou nesta quinta-feira, 13, a marca coletiva Vale das Toalhas. O evento de lançamento foi realizado na sede da entidade.
O objetivo é fortalecer o setor em Brusque, Guabiruba e Botuverá, dar mais visibilidade à região e proporcionar mais oportunidades de negócios às 12 empresas que integram a marca Vale das Toalhas.
O coordenador do núcleo, Taciano Peterman, comenta que este é um grande trabalho. “O grande objetivo da marca é agregar valor aos nossos produtos, criar referência nacional para os consumidores, em relação a ter no Vale das Toalhas, fábricas que possam atender com produtos de qualidade”.
Ele ressalta que as empresas da região são muito dinâmicas e estão sempre em crescimento, tornando-se mais modernas, muitas vezes motivadas pelos concorrentes.
A presidente da Acibr, Rita Cássia Conti, enfatiza que a criação da marca é um exemplo de associativismo e fruto do trabalho realizado pelo núcleo, que sempre busca soluções conjuntas que beneficiem os empresários do setor. “São empresas parceiras hoje, mas são concorrentes, fazem o mesmo produto, então eles poderiam estar brigando entre si. Pelo contrário, estão há anos se reunindo e agora justamente na pandemia, com todas adversidades que se aceleraram, eles foram persistentes”.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Brusque, Ademir José Jorge, também vê a iniciativa de forma positiva para Brusque e região e afirma que é importante para a economia local. “Eu tenho certeza que vai ser um grande pontapé para esse setor”, pontua.
Vale das Toalhas
A iniciativa é fruto de um programa desenvolvido em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (Cacb) e o Sebrae, do qual o Núcleo de Fabricantes de Toalhas foi contemplado.
Há quase três anos a entidade participa de uma série de atividades, como viagens nacionais e internacionais, entre outras ações, que auxiliam no desenvolvimento do setor na região. O trabalho também resultou na criação da marca, que foi registrada com auxílio de uma empresa.
Para participar da marca, é preciso cumprir uma série de requisitos, como estar em dia com todas as licenças ambientais, além de cumprir com as leis trabalhistas. O presidente da comissão criadora, Arthur Eduardo Marchi, explica que estas exigências garantem maior credibilidade.
Empresas de outros municípios da região também estão interessadas, mas para serem incluídas edevem atender aos critérios, e antes disso, devem participar ativamente do núcleo por um período.
A expectativa é que a marca Vale das Toalhas tenha renome no estado, no Brasil e até fora do país. A presidente da Acibr diz que os critérios mostram aos compradores nacionais e internacionais o quanto as empresas estão preocupadas em cumprir com as leis. “Acho que isso dá um upgrade muito importante. Vai gerar mais valor econômico para a cidade, pode ser conhecida como Vale das Toalhas, isso é muito bacana”.
Marchi diz que a região produz de 12 a 15 milhões de peças por mês, valor equivalente à produção de concorrentes grandes de municípios vizinhos. Ele reforça que todas as empresas estão bem equipadas com maquinário moderno e tem capacidade para crescer.
O gestor da marca acredita que no futuro o Vale das Toalhas será reconhecido como grande produtora de toalhas.