Núcleo de Instituições Educacionais de Brusque realiza palestra sobre gestão de conflitos

Evento foi realizado no Sesc Brusque

Núcleo de Instituições Educacionais de Brusque realiza palestra sobre gestão de conflitos

Evento foi realizado no Sesc Brusque

O Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr), realizou na tarde de quarta-feira, 20, mais uma edição do Café de Ideias. Realizado no Sesc Brusque, o encontro contou com a palestra sobre gestão de conflitos, ministrada pela psicóloga escolar, Jaqueline Vieira.

O coordenador do Núcleo, padre Silvano João da Costa, conta que o tema discutido durante o encontro é de grande relevância para o dia a dia das instituições educacionais, que lidam constantemente com diferentes tipos de conflitos.

“No âmbito escolar, somos chamados a gerir as divergências que aparecem na rotina da instituição. Por isso, a palestra de hoje vem para agregar e qualificar os gestores, aprendendo novas formas de diálogo com os professores, colaboradores, pais e alunos. Acredito que toda a comunidade escolar será beneficiada com a capacitação”, afirma padre Silvano.

A técnica do Ensino Fundamental do Sesc Brusque, Stephany Estevão de Souza, fala que para a escola é uma honra receber os demais participantes do Núcleo e ressalta que o encontro oportuniza o compartilhamento de experiências e ideias. “É um privilégio receber e ter essa oportunidade de interação entre os coordenadores, gestores e diretores das escolas do Núcleo, com o objetivo de ampliar o conhecimento e qualificar o serviço ofertado à comunidade escolar”, diz.

Acibr/Divulgação

Gestão de Conflitos

Ministrando a palestra, a psicóloga Jaqueline explica que o conflito é inerente à condição humana, mas que também é uma oportunidade de reinvenção e aprimoramento. E que, além disso, é uma das principais ferramentas para a promoção da cultura e da paz.

“A escola, juntamente com a família, é uma das mais importantes instituições na promoção do convívio e interação social, onde aprende-se a conviver com as diferenças. A partir do momento que oferecemos ferramentas e diálogos de empatia, promovendo recursos socioemocionais, que fazem parte do currículo da Educação Básica, conseguimos intermediar processos educativos que se voltam para a construção das relações de cooperação com os nossos alunos”, ressalta.

E finaliza esclarecendo que apesar dos conflitos serem inevitáveis, eles podem gerar uma oportunidade de reinvenção humana e aprimoramento das habilidades e competências
sociais.

Ela pontua ainda que os principais tópicos debatidos foram as mudanças no âmbito político, social e econômico, e como elas interferem no comportamento humano. Segundo ela, hoje há uma percepção de que os conflitos estão mais acentuados.

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