Núcleo de Instituições Educacionais promove palestra com neurocientista de renome nacional em Brusque
Professor Julio Cesar Luchmann falou para mais de mil alunos e se encontrou com pais e professores
Professor Julio Cesar Luchmann falou para mais de mil alunos e se encontrou com pais e professores
Na manhã de terça-feira, 15 de agosto, mais de mil estudantes do Ensino Médio, das escolas que integram o Núcleo de Instituições Educacionais da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), participaram da palestra “Como aprender mais e melhor, usando as emoções corretamente”.
Ministrada pelo professor e neurocientista, Julio Cesar Luchmann, o evento ocorreu na igreja do Calvário e tinha o objetivo de integrar sentimentos e atitudes para a promoção da aprendizagem e qualidade de vida.
O coordenador do Núcleo, padre Silvano João da Costa, destaca que um dos propósitos da palestra era o estímulo de hábitos saudáveis para uma vida melhor.
“Vivemos em um mundo agitado. Constantemente estamos expostos a diversos estímulos e, nas redes sociais, vemos muitas pessoas disponibilizando informações que, muitas vezes, não são verídicas. Então ouvir alguém que tenha conhecimento de causa e embasamento em sua fala e que oriente nossos jovens a conduzir melhor sua vida, fazer escolhas certas para o bem-estar físico e psicológico, é fundamental. O conhecimento adquirido hoje faz com que nossos estudantes possam ter essas prerrogativas e, consequentemente, buscar qualidade de vida em suas ações”, comenta padre Silvano.
O palestrante, Julio Cesar Luchmann, explica que o processo de aprendizagem é complexo e que a neurociência trouxe um novo olhar sobre ele, com informações inéditas e englobando outras ações complementares, que vão além dos conceitos pedagógicos.
“Sempre falamos que a aprendizagem é mais procedimental e a neurociência apresentou alguns dados para uma visão que não tínhamos antes: alimentação, emoção e sono tem um grande impacto neste processo. Então é um combo, aprender vai muito além de sentar, ler um livro e estudar. Obviamente, isso é importante, mas é apenas uma parte do procedimento”, fala Luchmann.
O neurocientista ainda esclarece que, no viés pedagógico, aprender é adquirir novos conhecimentos.
“Minha intenção hoje é dar uma base científica para os alunos compreenderem como o nosso cérebro funciona e como é possível mudar, procedimentalmente, as ações em seu dia a dia. A parte teórica é muito importante para trazer o embasamento da prática, que é o que eu apresento para os jovens. Mostro métodos e ações que eles podem aplicar na vida para compreender e comandar o cérebro. Tendo esse conhecimento e controle das emoções e ações, podemos transformar o aprender em algo prazeroso e descomplicado”, afirma.
Na noite de terça-feira foi a vez dos pais e professores participarem da palestra de Luchmann, no auditório da Paróquia São Luís Gonzaga. Dentro da mesma temática, mas com uma perspectiva diferente, o neurocientista mostrou como os adultos também pode contribuir na relação com os adolescentes.
“Os pais e a escola são as bases. De nada adianta falar só com os estudantes se, quando voltarem para a rotina, eles não encontrarem abertura para esse contexto de mudança. Muitas vezes, quando pensamos em educação, olhamos apenas para a escola e esquecemos do ambiente familiar. Será que em casa estamos proporcionando um lugar propício para o processo de aprendizagem?”, questiona o palestrante.
Ele frisa que os dois momentos (com alunos/ pais e professores), integram o mesmo propósito.
“É preciso orientar os pais para que os objetivos estejam alinhados. Muitas vezes as escolas possuem um plano pedagógico maravilhoso mas, quando colocado em prática, surgem alguns empecilhos. Atualmente, uma das questões mais complexas enfrentadas pelos professores é o sono dos alunos nas primeiras aulas da manhã. Então o profissional está ali dando uma aula muito boa, com material fantástico e o estudante não tem base fisiológica para aprender. Essa é a importância de seguir no mesmo propósito: é preciso entender que as três frentes precisam convergir para que o processo de aprendizagem aconteça e seja prazeroso e leve”, finaliza.
Diversos pais e professores prestigiaram a palestra na noite de terça-feira. Entre eles, Suzan de Modesti Krieger, que já acompanha Luchmann pelas redes sociais. Para ela, o conteúdo apresentado, além de ser do seu interesse, mostra embasamento científico e contribui na criação dos filhos.
“Gosto muito do conteúdo que ele produz e das informações que traz. E o assunto de hoje é muito pertinente para mim, como mãe, em saber lidar com as emoções da minha filha, tanto no campo escolar, como na vida dela como um todo”, fala.
Elionete Feller Eckert também considera o tema importante.
“A palestra nos ensina a como lidar com as mudanças que afetam o comportamento dos nossos filhos. Também nos orienta sobre como proceder com nossas próprias emoções. Como mãe, sempre queremos o melhor para os nossos filhos. Por isso, buscar novos conhecimentos que auxiliem nessa missão é sempre válido”, afirma Elionete.
Julio Cesar Luchmann tem graduação em Filosofia, História e Nutrição.
É especialista em Nutrição Clínica, Fitoterapia, Neurociências, Psicopedagogia, Habilidades Gerenciais e Naturopatia; Mestre em Educação e Doutorado em Naturopatia com ênfase em Terapia Nutricional e Fitoterapia.
Costureiro da República Dominicana conseguiu emprego em Brusque em três dias: