Núcleo de Oficinas Mecânicas da CDL de Brusque visita fábrica da BMW e Hengst em SC
Visita serviu para que núcleo pudesse conhecer melhor o processo de fabricação dos automóveis e filtros
O Núcleo de Oficinas Mecânicas da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) realizou visitas nas fábricas da BMW e Hengst Indústria de Filtros, em Araquari e Joinville. A visita foi feita no dia 29 de setembro.
O intuito do grupo foi conhecer melhor o processo de fabricação dos automóveis e filtros. De acordo com o coordenador do Núcleo, Anderson Bernardo, as oficinas cada vez mais estão se aproximando de fabricantes e montadoras pela grande variedade de itens no mercado. Outro motivo que ele aponta é o avanço da tecnologia e das informações sobre os produtos.
“Para nós, quanto mais próximo ficarmos dessas empresas, mais rápido conseguimos compreender o panorama do mercado e assim, trazemos para o nosso cliente um serviço mais eficiente e assertivo”, comenta Anderson.
Hengst Indústria de Filtros
Localizada em Joinville, a Hengst é uma empresa Alemã especialista em filtragem. Conforme explicou o coordenador do Núcleo, a indústria fabrica desde filtros para aspirador doméstico, linha industrial, máscaras para EPI até para a linha automotiva.
O coordenador ressalta que a Hengst está cada vez mais se aproximando dos vendedores, e mecânicos. E que essa aproximação é necessária devido ao objetivo buscado pelas desenvolvedoras em entregar um melhor produto aos consumidores.
Bernardo ainda falou da importância dessa aproximação para as oficinas mecânicas, em relação a qualidade dos itens “Por serem fabricantes de montadoras, os produtos são todos originais. Assim, para conseguirmos oferecer aos nossos clientes uma peça original e com um preço menor é mais interessante”, frisou.
BMW
Localizada em Araquari, a fábrica da montadora alemã BMW, inaugurada em 2014, é a única no Brasil. Durante a visita ao local, os nucleados puderam conhecer a história da marca e quais motivos a fizeram vir para o país, além de acompanhar o processo de montagem dos veículos modelos BMW 321 e BMW X1.
“Foi muito legal ter essa proximidade e entender um pouco mais desse ‘mundo’ que está diretamente ligado ao nosso. Acompanhamos como é feita a montagem dos carros, onde 90% do sistema é feito manualmente, e também conseguimos fazer um test drive. Quando os veículos são finalizados, eles realizam vários tipos de testes, como de motor, drenagem, ruídos, assistências, enfim, e nós tivemos a oportunidade de participar desse momento”, disse Bernardo.
O assessor de Núcleos da CDL Brusque, Rodrigo Scodro Bonfim destacou a importância das visitas técnicas para o grupo, pois além de proporcionar o networking entre os nucleados, qualifica ainda mais os serviços prestados por eles em suas empresas.
“O setor de oficinas mecânicas não possui muitos cursos e capacitações aqui na nossa região. Então, é muito importante realizar essas visitas técnicas para conhecer as novidades do mercado. Ir até localidades próximas, como Joinville, que possui um setor automotivo muito forte, ajuda as mecânicas a adquirir cada vez mais conhecimento e também trazer novidades para população de Brusque”, frisou.
Assista agora mesmo!
Sem remédios, venezuelana se muda para Brusque para tratamento da filha: