Fundado em 2008, o Núcleo de Empresários de Botuverá, vinculado à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento do município, o que tem sido feito mediante uma união em busca de melhores condições de trabalho para quem gera emprego e renda.
“Estar em grupo é uma fórmula que estimula a competitividade das empresas. Quando os empresários participam do núcleo, eles têm acesso a informações em um ambiente favorável ao crescimento”, explica o coordenador do núcleo, Eduardo Barni.
Além disso, segundo o coordenador, os encontros servem também para troca de ideias e promoção de ações integradas. “O coletivo tem mais relevância em vários aspectos se comparado ao de uma única empresa”, afirma.
No ano de 2018, diversas atividades foram realizadas pelos empresários nucleados, além das reuniões mensais de discussão de problemas e troca de ideias.
Um exemplo é a conclusão da implementação de rede de cabos de fibra ótica, na qual praticamente todas as empresas do núcleo aderiram ao projeto, viabilizando essa ferramenta ao município.
Um segundo pleito do núcleo, feito em parceria com a prefeitura, viabilizou uma obra de melhoria da Celesc, um pedido já antigo, que foi conquistado pelos empresários botuveraenses.
A obra de melhoria da distribuição de energia está sendo executada neste momento, após forte ação da prefeitura e da ACIBr.
Aliás, cobrar melhorias no serviço público tem sido um papel de destaque do Núcleo de Empresários de Botuverá. O coordenador destaca que há um bom relacionamento com o setor público.
“Entendemos que por sermos um município pequeno, mas bem industrializado, conseguimos caminhar lado a lado. Não podemos perder a competitividade de nossas empresas, ações conjuntas fazem a diferença”, afirma Eduardo Barni.