Promover a harmonia e estreitar os laços de relacionamento entre corretores e imobiliárias de Brusque, oportunizando um ambiente de negócios propício ao crescimento de todos é o objetivo principal do Núcleo de Corretores e Imobiliárias (NCI) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr).
Criado em 2010, o núcleo conta hoje com 16 participantes. De acordo com a coordenadora, Juçara Benvenutti, o relacionamento é o principal ponto abordado pelo NCI, que fomenta o respeito entre os profissionais.
“A gente está sempre pautado em melhorar o relacionamento entre os profissionais do mercado imobiliário, não chamamos de concorrentes, mas de parceiros de negócios”, complementa a vice-coordenadora, Sugui Molina.
Também faz parte dos objetivos do núcleo analisar o comportamento do mercado, e buscar saídas para os problemas eventualmente enfrentados pelos profissionais, assim como fomentar novos negócios.
Com isso, as reuniões mensais são utilizadas para adquirir e trocar conhecimentos. Sempre há um convidado externo para apresentar projetos e ideias, tudo relacionado ao dia a dia do corretor de imóveis.
O núcleo visa trazer nas reuniões assuntos ligados ao setor, como o relacionamento com bancos, a fiscalização do mercado, e a valorização do corretor de imóveis.
Além disso, o núcleo promove a participação dos associados em feiras e eventos, e visitas a imobiliárias que são referência.
O objetivo, no caso dos corretores e imobiliárias, não é simplesmente ter um espaço para reuniões, mas buscar a possibilidade de desenvolvimento para as pessoas que participam das atividades.
O núcleo reúne uma gama variada de profissionais, desde os mais experientes, como mais de 20 anos de mercado, até os mais jovens, o que possibilita a troca de experiências e adaptação às mudanças do mercado e do perfil do consumidor.
Crescimento do mercado imobiliário
O Núcleo de Corretores e Imobiliárias está finalizando o planejamento para 2019, mas a tendência é a manutenção do modelo de atividades que foi considerado sucesso em 2018.
Anteriormente, com reuniões quinzenais, não se conseguia tanta adesão quanto hoje, quando os encontros são mensais.
Para o próximo ano, a ideia é buscar a participação de mais corretores e imobiliárias, de forma a ampliar o alcance da qualificação trazida pelo NCI.
Os interessados em participar precisam ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), assim como serem associados ou associar-se à ACIBr.
Antes da adesão, o novo nucleado é apresentado em uma reunião, para que todos possam opinar sobre a inclusão do novo membro.
O setor, para 2019, vive um clima de otimismo. Espera-se um crescimento do mercado imobiliário, que é bastante dinâmico. Como a moradia é uma necessidade básica, o Núcleo aposta em uma melhora nos negócios no novo ciclo que se inicia em janeiro.
“A crise de confiança que abalou bastante o mercado tende a se amenizar, as pessoas vão estar bem mais otimistas para investir no mercado imobiliário”, afirma a vice-coordenadora.