Um dos mais recentes núcleos criados na Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), o Núcleo de Gastronomia (Garni), em pouco menos de três anos de atuação, se destaca pela busca incessante pela qualificação da gastronomia brusquense.
O núcleo foi idealizado diante de uma demanda, identificada por empresários do setor, no sentido de profissionalizar a gastronomia no município.
Jonathan Casagrande, coordenador do Garni, explica que havia uma certa desorganização no setor. Quando um curso era trazido, por exemplo, poucos restaurantes tinham a informação, e às vezes não era realizado por não ter fechado uma turma.
E quando se perde uma oportunidade de qualificação, o cliente também sofre: se o estabelecimento não se profissionaliza, a comida não sai em bom padrão, o atendimento não é o ideal.
Além disso, foi preciso lidar com outro problema: o constante fechamento de empresas, pouco tempo depois de abrirem, também por falta de capacitação dos gestores e colaboradores.
A partir de sua criação, o Garni passou a fazer reuniões quinzenais cujo objetivo foi discutir soluções para esses problemas, nas quais são repassadas informações e trazidas soluções para os empresários.
Desde 2015 já foram promovidos mais de 40 cursos de capacitação para os nucleados.
Somente para participar do Temperô, o Festival Gastronômico de Brusque, as empresas nucleadas tiveram que fazer oito cursos, de cozinha, atendimento ao cliente, finalização de pratos, entre outros.
Aliás, o festival é uma das ideais do núcleo que trouxe novos ventos para a gastronomia brusquense. O Temperô teve sua terceira edição em 2018, e está consolidado no calendário de eventos.
O NÚCLEO
Coordenador
Jonathan A. Casagrande
Vice-coordenador
André A. C. Gomes
Secretária
Alessandra Knihs
REUNIÕES
Quinzenais:
as segundas feiras, na sede da ACIBr
Calendário
15 de outubro – 9h
29 de outubro – 9h
12 de novembro – 9h
26 de novembro – 9h
10 de dezembro – 9h
A proposta de criar um roteiro gastronômico com opções diversas a um preço único surgiu com o intuito de tornar mais conhecidas as opções da culinária local.
Para o próximo ano, há expectativa de que já esteja incluído no calendário oficial de eventos do município, assim como ocorre com o Festival da Cuca, e muito em breve deve entrar, também, no calendário estadual.
Com o Temperô, as empresas conseguiram atrair novos clientes, que não vinham costumeiramente aos restaurantes, até por desconhecer os produtos oferecidos e os preços.
Paralelo ao roteiro gastronômico, também são realizados workshops diversos, uma inovação nos festivais realizados do estado.
Planos para o futuro
A intenção do núcleo é tornar Brusque um polo do desenvolvimento gastronômico, uma cidade referência de qualificação profissional na gastronomia.
Segundo o coordenador do Garni, a ideia é que todos os estabelecimentos tenham uma média de qualificação alta em atendimento e produto oferecido ao cliente.
Também há um projeto para possibilitar a redução de custos para os empresários, por meio da criação de uma cooperativa de compras coletivas, de forma regionalizada.
PARTICIPANTES
• Aromata Pizzaria • Batata Bistrô
• Café Colonial • Carolitas Cagé Nutri Tice
• Casarão Garibaldi • Chef do Mar Restaurante
• Decanter • Diverty Boliche e Festas
• Mascavo Brasil • Monthez Hotel e Eventos
• People Pub • Restaurante do Nido
• Brusque Palace Hotel • Sassipan • Santo Vegetal
• Schmitt Buffet e Eventos • The Burger Guy’s
• Zehn Bier Cervejaria • Zehn Bier Pub
O trabalho já está sendo notado. A experiência bem sucedida do Núcleo de Gastronomia de Brusque está sendo buscada por empresários do setor de outras cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, que estão interessados em conhecer o modelo de associativismo aqui implantado.
O planejamento de 2019 já foi iniciado, e o coordenador do núcleo diz que novos produtos serão lançados, tanto para os empresários quanto para os clientes.
“Estamos fazendo um trabalho em uma cidade relativamente pequena, mas a nossa preocupação é de cidade grande”, afirma Jonathan Casagrande.
Associe-se
O Núcleo está com as portas abertas para receber novos empresários do ramo de bares, restaurantes e similares, para compartilhamento de ideais e discussões de problemas em comum. Para associar-se, basta entrar em contato com a ACIBr.