Um dos mais recentes núcleos criados na Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), o Núcleo de Gastronomia (Garni), em pouco menos de três anos de atuação, se destaca pela busca incessante pela qualificação da gastronomia brusquense.
O núcleo foi idealizado diante de uma demanda, identificada por empresários do setor, no sentido de profissionalizar a gastronomia no município.
Jonathan Casagrande, coordenador do Garni, explica que havia uma certa desorganização no setor. Quando um curso era trazido, por exemplo, poucos restaurantes tinham a informação, e às vezes não era realizado por não ter fechado uma turma.
E quando se perde uma oportunidade de qualificação, o cliente também sofre: se o estabelecimento não se profissionaliza, a comida não sai em bom padrão, o atendimento não é o ideal.
Além disso, foi preciso lidar com outro problema: o constante fechamento de empresas, pouco tempo depois de abrirem, também por falta de capacitação dos gestores e colaboradores.
A partir de sua criação, o Garni passou a fazer reuniões quinzenais cujo objetivo foi discutir soluções para esses problemas, nas quais são repassadas informações e trazidas soluções para os empresários.