O Núcleo Empresarial de Guabiruba, vinculado à Associação Empresarial de Brusque (ACIBr), foi fundado em 2007, com um objetivo amplo: ajudar a contribuir com o desenvolvimento do município, por meio do associativismo e da cobrança constante de melhorias ao poder público.
Mais de uma década depois, a missão ainda não terminou. Pelo contrário: apesar das diversas conquistas, ainda há muito a ser feito para melhorar a qualidade de vida dos empresários e da população guabirubense.
O coordenador do NEG, Maico Tomasi, afirma que o núcleo foi criado porque sempre existiram demandas vistas pelos empresários como primordiais, e que o poder público tinha certa limitação.
“Existiam necessidades que seriam melhor executadas se fossem feitas através da sociedade civil organizada”, afirma o empresário.
Na época, diversos empresários guabirubenses participavam de núcleos da ACIBr em Brusque, mas sentiam falta de uma organização coletiva para levantar as bandeiras municipais.
Conquistas históricas
Essa união rendeu ao município conquistas que ficarão para a história. Um exemplo é o acesso viário de Guabiruba para Brusque, feito por meio de uma parceria entre a Guabifios e o governo do estado.
O modelo de execução da obra, explica Tomasi, foi discutido dentro do núcleo inicialmente, e foram os empresários que procuraram formas legais de tornar o sonho realidade.
Além disso, o núcleo conseguiu expandir as possibilidades de negócios do setor têxtil guabirubense, com a edição de um catálogo que foi distribuído para diversos clientes em inúmeras cidades, fomentando novos negócios.
O núcleo também intermediou a vinda de empresas de fornecimento de acesso à internet para o município, cujo sinal, anos atrás, era inexistente ou precário. Hoje, há internet de fibra ótica em quase toda a Guabiruba, e não só os empresários, mas toda a população podem usufruir.
O Núcleo
Coordenador
Maico Tomasi
ASV Consultoria
Vice-coordenador
Julio Cesar Carvalho
Darcoton
Secretários
Marco Imhof
Nertex Embalagem
Tesoureira
Luana Schumacher Vaz
Guabifios
Mais recentemente, foram compradas viaturas para a Polícia Militar, por meio de recursos da própria PM e também de doações de empresários, organizadas pelo núcleo, cuja entrega foi feita em janeiro deste ano.
Calendário
• 21 de fevereiro
• 21 de março
• 18 de abril
• 16 de maio
• 20 de junho
• 18 de julho
• 15 de agosto
• 19 de setembro
• 17 de outubro
• 21 de novembro
Reuniões
Terceira quinta-feira do mês, às 17h30
Cobrança constante
eafirmou o seu compromisso de cobrança de melhorias para a população, e elaborou um documento contendo cinco demandas do município, que foram entregues a todos os candidatos que visitaram Guabiruba.
Para 2019, o foco é a cobrança desses compromissos dos eleitos. A principal demanda é a reforma da escola João Boos pelo governo do estado.
“Já foi prometida por vários governos, foi perdido projeto, aconteceu de tudo o que podia acontecer. Vamos trabalhar em parceria para que realmente isso aconteça”, afirma Maico Tomasi.
Ele explica que a maioria dos empresários guabirubenses estudou nesta escola, assim como seus filhos, e que se trata de uma instituição histórica na cidade. “Não da para aceitar que esteja daquele jeito”, diz, referindo-se ao precário estado de manutenção do educandário.