O Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) da Associação Empresarial de Brusque (ACIBr) passou por transformações e se reinventou ao longo de quase cinco anos de atividade. Fundado em 2013, foi inicialmente previsto para ter adesão apenas de empresas que atuavam na área de desenvolvimento de software, o núcleo precisou se reinventar.
Com o passar do tempo, os nucleados foram percebendo que o mercado de tecnologia da informação é muito mais abrangente que a produção e gerenciamento de software, e está presente em diversos setores, como a indústria, um dos mais fortes de Brusque.
Com a visão de um mercado abrangente, a ideia foi atrair empresas dos mais variados setores para qualificar o ramo de tecnologia em Brusque. O próprio coordenador no Núcleo de TI, Vanderley Leão Albino, por exemplo, dirige uma empresa que atua no setor de etiquetas e códigos de barra.
Segundo o coordenador, expandir e qualificar os produtos desenvolvidos pelo setor em Brusque é o que move o Núcleo para o futuro. Para isso, tem sido promovidas palestras e visitas técnicas a grandes empresas do setor, como a Totvs, de Joinville.
No fim do ano passado e no início deste ano também começaram a ser engatilhadas novas ideias para desenvolver o setor em Brusque, cujos dois projetos principais são a criação de uma cooperativa tecnológica e a reativação da incubadora de empresas.