Número de candidatos a prefeito em Brusque será o segundo maior na história; confira lista
Apenas em 2016 a cidade teve mais concorrentes na disputa pelo Executivo brusquense
Apenas em 2016 a cidade teve mais concorrentes na disputa pelo Executivo brusquense
A disputa pela Prefeitura de Brusque em 2020 será entre seis candidatos e, com isso, será a segunda com maior número de candidatos na história.
A eleição de 2016 é a única que supera o número de candidatos a prefeito em Brusque neste ano. No último pleito, foram sete as opções de voto para a população escolher o chefe do Executivo – o escolhido foi Jonas Paegle (DC), que na época era do PSB.
Em 1982, ainda antes do fim do regime militar, seis candidatos também disputaram a Prefeitura de Brusque, mesmo número de 2020. Naquela época, ainda existia a possibilidade de cada sigla indicar mais do que um candidato – PMDB e PDS tiveram três cada.
Isso porque, naquela época, o bipartidarismo ainda existia, apesar de já ter iniciado seu processo de extinção, abrindo-se a oportunidade para o surgimento de novas agremiações.
Os pleitos com o menor número de candidatos foram os de 2000 e 2004, com três cada. Em ambos, Ciro Roza, atualmente no Podemos, foi eleito pelo extindo PFL. Ele disputa a prefeito de Brusque pela sexta vez em 2020.
Em relação às eleições de 2012, o TSE registra votação zerada de Ciro Roza, por ter tido a candidatura impugnada, e de Paulo Eccel, por ter tido o mandato cassado. A decisão, no entanto, foi revertida posteriormente, e Eccel foi absolvido pelo STF.