X
X

Buscar

Número de incêndios em Brusque diminui mais de 40% em 2019

Dados são referentes a levantamento da 3ª Companhia de Bombeiros Militares do município

Em 2019, foram registradas 127 ocorrências de incêndio em Brusque. O número é o menor dos últimos cinco anos e representa a diminuição de 41,47% do que foi registrado em 2018, quando aconteceram 217 incêndios no município.  

Os dados foram levantados pela 3ª Companhia de Bombeiros Militares de Brusque. Do número total, em 2019, foram 43 ocorrências de incêndios em edificações; 49 incêndios florestais, em área de vegetação, terrenos baldios e em acúmulo de lixo; e 35 incêndios menores, como em postes de energia elétrica. 

De acordo com comandante do Corpo de Bombeiros de Brusque, capitão Jacson Luiz de Souza, a queda do número de incêndios pode ser explicada pelo clima em 2019, o que resultou na diminuição dos incêndios florestais. 

“Tivemos um ano mais úmido do que em 2018. Eu também atribuo isso ao comportamento humano, talvez as pessoas estão mais conscientes. Com as informações divulgadas, elas acabam entendendo mais, como não fazer fogueira em dia seco e de muito vento”, explica.

Sobre este ano, até esta terça-feira, 7, Brusque não registrou nenhum caso de incêndio. No mesmo período em 2019, já tinham quatro ocorrências. 

Como evitar incêndios florestais

Segundo o comandante, os meses mais secos são de julho a outubro. Contudo em Brusque, o maior número de ocorrências são em setembro e outubro. Ele também destaca sobre as queimadas no Verão, quando as temperaturas estão mais altas. 

Nestes cenários, confira algumas dicas para evitar incêndios florestais:

• Não jogar o resto do cigarro aceso em locais onde tenha vegetação, muito menos se esta vegetação estiver seca;

• Quando viajar, não jogar lixo para fora da janela do carro, pois esse lixo pode servir como alimento para um possível incêndio;

• Quando fazer uma fogueira, escolha um local longe de vegetação, principalmente da que estiver seca. Ou decida por um espaço próximo de um rio, sempre de olho no sentido do vento, para evitar que as centelhas ou fumaça possam iniciar um incêndio florestal;

• Nunca solte um balão, pois este é um dos maiores causadores de queimadas;

• Nunca usar fogo para queima de lixo ou para a limpeza de plantação;

• Não jogar lixo em florestas, pois o vidro, por exemplo, pode canalizar luz de raios solares e gerar a combustão. O lixo também pode conter outros combustíveis para incêndios;

• Em locais próximos a estradas ou torres de transmissão, o ideal é fazer a limpeza de terreno em volta de propriedades e matas, a fim de impedir a propagação de incêndio, caso ele ocorra. Esses trechos de terras sem qualquer tipo de vegetação são chamados de aceiros. O ideal é que sejam iguais ou maiores de um metro e meio de largura e que este local seja limpo com frequência para que não acumule lixo ou folhas secas.

• Mantenha fósforos e isqueiros fora do alcance das crianças. Além disso, o ideal é guardar a lenha, combustíveis e outros produtos inflamáveis em um lugar seguro.

Em caso de incêndios procure um local seguro e ligue para os Bombeiros, no 193.