Número de votos para a eleição do Conselho Tutelar de Brusque cresce mais de 70% em 2019
Brusque registrou alta participação da população em comparação com outros municípios grandes do estado
O volume de votantes na eleição para o Conselho Tutelar em Brusque foi um dos maiores, em termos de números brutos, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em Santa Catarina.
De acordo com a comissão eleitoral, foram 6.824 votos no município. O número é 70,6% maior em comparação com o registrado no pleito de 2015, quando foram cerca de 4 mil votantes.
Na comparação com outros municípios com mais de 100 mil habitantes, Brusque teve participação maior do que Florianópolis, Lages, Jaraguá do Sul, Criciúma e Balneário Camboriú, que são mais populosas.
Esta foi a segunda eleição unificada para os conselhos tutelares de todo o Brasil. Antes de 2015, cada município realizava a sua votação, com mandatos de duração diferentes.
Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Márcia Barbosa Nóbrega, a unificação das eleições em âmbito nacional contribuiu para que a população estivesse mais atenta e interessada em participar do processo democrático.
O calendário unificado levou grandes veículos de comunicação nacionais e estaduais a noticiar as eleições. Isso fez com que a informação chegasse a mais pessoas, na avaliação de Márcia, que liderou a comissão eleitoral.
A presidente do CMDCA afirma que o calendário unificado foi importante, mas a comissão eleitoral trabalhou com afinco na divulgação nos meios de comunicação da cidade. Márcia destaca que a comissão foi formada por sete membros, todas mulheres.
A divulgação intensa fez mais pessoas se interessarem pelas eleições. “Divulgamos bastante, mas não esperávamos uma participação tão grande, foi muito positivo”, declara Márcia.
Tanta gente foi votar que houve filas em alguns locais. Márcia afirma que teve problemas pontuais de pessoas que foram ao lugar errado para votar, mas nada que estragasse a eleição. Uma urna teve defeito, porém foi reiniciada e voltou a funcionar.
Márcia destaca que todos as pessoas que trabalharam nas eleições eram voluntárias, pois o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) só orienta, não realiza o pleito. Ela exalta a disposição desses voluntários de doar seu tempo em prol da cidade.
A presidente do conselho diz que a alta participação mostra que a população está preocupada com a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Crescimento
O aumento na quantidade de votos é ainda mais expressiva na comparação com as eleições de 2012 e 2009 – que não eram unificadas. Há dez anos, por exemplo, foram apenas 2.517 votos no total.
O crescimento é verificado pelas votações dos eleitos, que aumentou muito. Em 2009, a mais votada foi Márcia Lucinda Mafra Fagundes com 718 votos. Neste ano, a quinta colocada (última eleita) fez 835 votos, mais de uma centena a mais.
Votações dos eleitos
Eleitos em 2019
Mariana Resende da Silva – 1.358 votos
Norberto Boos – 1.069 votos
Márcia Benvenuti Zen – 1.023 votos
Neide Dalmolin – 988 votos
Daiana Mirela Amorim – 835 votos
Eleitos em 2015
Nathan Krieger – 1.022 votos
Norberto Boos – 976 votos
Manoela Krieger – 942 votos
Arilson Fagundes – 773 votos
Neide Dalmolin – 719 votos
Eleitos em 2012
Paulo Vendelino Kons – 1.081 votos
Norberto Boos – 728 votos
Manoela Krieger – 666 votos
Ana Cláudia Drosdosky – 664 votos
Nathan Krieger – 633 votos
Eleitos em 2009
Márcia Lucinda Mafra Fagundes – 718 votos
Paulo Vendelino Kons – 669 votos
Ana Cláudia Drosdosky – 535 votos
Giovana Maria Belli – 436 votos
Daiana Mirela Amorim – 416 votos