Quem sabe a importância da prática de exercícios físicos para a saúde, mas não é fã de musculação e exercícios geralmente praticados na academia, tem no Pilates uma alternativa para manter o corpo saudável e em movimento.
O método, criado pelo alemão Joseph Pilates (1880-1967), busca o equilíbrio entre o condicionamento físico e mental e, a cada dia, ganha mais adeptos já que traz benefícios como o alívio de dores crônicas, ganho de força muscular, flexibilidade, reeducação dos movimentos , consciência corporal além de melhorar a mobilidade das articulações e a postura.
De acordo com a coordenadora técnica do Nunna Lumière Espaço Saúde, fisioterapeuta e mestranda do laboratório de Postura e Equilíbrio da Udesc, e professora do Programa de Terapia Manual da mesma instituição, Erica Aguiar, não há contra-indicações para a prática do Pilates, desde que observadas as particularidades de cada paciente.
“Aqui na clínica nossas fisioterapeutas têm o cuidado de fazer avaliação para verificar se há alguma alteração na mecânica corporal do paciente. Os exercícios são específicos para cada um, levando em consideração, sempre, suas necessidades”.
Por privilegiar exercícios de baixo impacto e poucas repetições, a técnica proporciona resultado eficaz com menor desgaste dos músculos e articulações. “Os movimentos parecem fáceis, mas demandam muita concentração, respiração adequada. Tudo é feito de forma lenta, mas intensa”.