O desconforto das temperaturas com as horas contadas em Brusque
O ar abafado novamente fez parte da rotina dos brusquenses neste sábado,9, com máximas não subindo além da casa dos 30 ºC, porém, com a umidade do ar em alta, a sensação de calor chegou aos 35 ºC em Brusque. Abaixo temos os dados extremos de temperaturas registrados no Vale do Itajaí Mirim, bem como também, os volumes de chuvas ocorridos hoje durante a madrugada na nossa região, dados extraídos da minha rede de estações meteorológicas padronizadas:
Comportamento do tempo neste sábado
O sol apareceu por entre algumas aberturas em nosso município, com predomínio maior da nebulosidade, sem registro de chuva ao longo do dia.
Núcleos de trovoada se desenvolveram em pontos isolados do estado no decorrer desta tarde. Abaixo temos a imagem de radar com atualização das 17h15min, onde podemos observar alguns pontos de instabilidades, ilustrado nas manchas coloridas da figura do mapa, sendo mais intenso em vermelho:
Abaixo temos o cenário deste entardecer, direção SUDOESTE de Brusque: trovoada severa próxima de nossa cidade:
Domingo com temperaturas um pouco mais amenas
(Meteorologista responsável: Leandro Puchalski)
A presença de uma massa de ar frio no oceano – entre o Sul do Brasil e o Uruguai – irá trazer umidade do mar até Santa Catarina Assim, cidades do Litoral, principalmente entre a Capital e o Sul do estado, terão chuva intercalando com momentos de aberturas de sol.
Nas demais regiões, que inclui Brusque, o sol aparece, porém com chance de chuva isolada no período entre tarde e noite. As temperaturas amanhã não sobem tanto quanto nos últimos dias, ficando entre 25 e 27°C na maior parte das cidades, passando um pouco disso, na casa dos 30°C em pontos da região Oeste.
Por: Bianca Souza – Técnica em Meteorologia/Leandro Puchalski – Meteorologista