O IBOVESPA ultrapassa 68.000 pontos
O Índice da Bolsa de Valores de São Paulo – IBOVESPA é o principal indicador do desempenho médio das ações negociadas na BM&FBOVESPA, a bolsa de valores do Brasil. Nele estão concentradas as ações mais líquidas, mais negociadas para um período de 12 meses para trás.
Hoje, pela primeira vez desde abril, o índice rompeu os 68.000 pontos com uma valorização de 3% (somente hoje). Como se trata de uma média algumas ações tiveram destaque. A Vale (VALE5) puxou a alta, 5,1% neste pregão, e foi motivada pela melhora do cenário externo e pela recuperação dos preços dos metais. Com a mesma lógica a Petrobrás (PETR4), importantíssima para o índice, fechou com valorização de 4,1%.
No geral o mercado local acompanhou o bom humor do exterior onde também tivemos uma seção ganhadora motivada principalmente pelo setor financeiro. O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, subiu 1,68 por cento e atingiu 13.177 pontos. É o maior nível desde dezembro de 2007.
A preocupação agora, para nós brasileiros, é com a inflação. O cenário melhorando lá fora e as medidas de política monetária mais frouxas por aqui podem fazer com que o mercado se aqueça além da conta. O dragão da inflação pode acordar antes mesmo do Banco Central do Brasil – BACEN perceber.