O manto dos sonhos
O ano letivo das turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), na disciplina de Língua Portuguesa, finalizou com um projeto encantador…
Trata-se do “Manto dos sonhos”, inspirado na história do Manto de Arlequim. Arlequim carregava em seu Manto adereços provindos dos locais por onde ele passava. Na EJA, ao invés de carregar passado, nesse manto carrega-se o futuro, tão bem representado pelos sonhos dos nossos jovens.
O projeto envolveu as turmas de 7º, 8º e 9º anos das comunidades Zantão, Paquetá e Cedro Alto. Além da história inspiradora do Manto de Arlequim, ainda foi lido a crônica “O menino e o sonho” (de Adilson Cardoso), que gerou um pertinente bate-papo sobre a importância de sonhar.
Como resultado dessa roda de conversa, é perceptível que, por vezes, nossos jovens se veem perdidos nesse mundo imponente e cheio de desafios. Muitos deixam seus sonhos de lado por conta de adversidades travadas já na infância. Falar sobre uma perspectiva de futuro causa estranhamento, contudo eles são jovens e a chama que os faz levantar a cada dia com um propósito continua acesa, mesmo que branda.
Por fim, como forma de agrupar a história do Manto de Arlequim e a instigante ideia de sonhar, cada aluno recebeu um pedaço de tecido e escreveu seu sonho nele. Juntamos tudo como uma colcha de retalhos e a intitulamos MANTO DOS SONHOS!
“Que teçamos e sonhemos, pois assim a vida passa. Essa vida que a gente tece com seus sabores e dissabores, alegrias e tristezas, inícios e fins, chegadas e partidas, começos e recomeços, fios entrelaçados ou soltos. Desta forma a gente vive, tecendo memórias e sonhos.”
Juliana Costa Masera – Professora de Língua Portuguesa