No sábado, dia 2, eu fiz uma viagem a São Paulo no intuito de visitar a exposição O Mundo de Tim Burton, em exibição desde o dia 4 de fevereiro no Museu de Imagem e Som – MIS. Ao chegar no local, já encontrei diversas pessoas com camisetas, mochilas, tudo quando é tipo de peça de roupa inspirado no trabalho do diretor, todos lá para assistir à mostra, que contava com as obras do criador de “O Estranho Mundo de Jack”. A exposição segue um roteiro que mostra todas as fontes de inspiração do artista ao apresentar desenhos, estátuas, vídeos, imagens, enfim, todo tipo de material que ele utilizou em seus projetos. Mesmo assim, o que predomina são os desenhos, quase todos originais, feitos à mão pelo próprio Tim Burton, além dos bonecos e outros objetos utilizados nos seus filmes.
Atravessando corredores repletos de rascunhos, esculturas e alguns itens interativos, a exibição foi um verdadeiro mergulho no mundo desse cineasta que já encantou milhões de pessoas ao redor do mundo. Na verdade, em vez de mergulhar, somos convidados a escorregar (num escorregador de verdade!) para dentro desse mundo, e podemos ver trabalhos realizados apenas por lazer, profissionalmente e até mesmo para projetos que nunca foram realizados. No fim, eu pude acompanhar toda a sua carreira cinematográfica e observar obras realizadas para cada filme, desde o curta Vincent, passando por Edward Mãos de Tesoura, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, A Fantástica Fábrica de Chocolate e terminando no belíssimo Frankenweenie, que tinha em exibição alguns bonecos e maquetes utilizados na produção do filme.
Infelizmente a produção não nos permitia bater fotos dentro da exposição, mas há locais do lado de fora adequados para tal. A mostra ficará aberta até o dia 15 de maio. Os ingressos podem ser comprados na hora, exceto nos dias reservados para compra antecipada. Para quem é fã da obra de Tim Burton eu recomento muitíssimo que vá! Até mesmo quem apenas “gosta bastante”, assim como eu, sai de lá encantado com tamanha criatividade.
Álvaro Huber de Souza – 16 anos – terceirão