X
X

Buscar

O Município na História – Parte 10

23/09/61 – Fatos geológicos de Azambuja Pe. Raulino Reitz Estando a olhar a sondagem das estacas para fundir sobre a rocha matriz as centenas de estacas de concreto dos alicerces do novo prédio do Seminário Arquidiocesano de Azambuja, o exmo Sr. Arcebispo Metropolitano Dom Joaquim Domingues de Oliveira pediu que, como professor de História Natural […]

23/09/61 – Fatos geológicos de Azambuja

Pe. Raulino Reitz

Estando a olhar a sondagem das estacas para fundir sobre a rocha matriz as centenas de estacas de concreto dos alicerces do novo prédio do Seminário Arquidiocesano de Azambuja, o exmo Sr. Arcebispo Metropolitano Dom Joaquim Domingues de Oliveira pediu que, como professor de História Natural e Geografia, narrasse a história geológica de Azambuja.

Equivale a contar o nascer da terra, a formação das rochas, o aparecimento das plantas e animais.

Do ponto de vista que me propus a estudar os documentos da geologia que são as rochas, compostos minerais e os fósseis, seres orgânicos petrificados – poder-se-á ir mais longe menos prodigiosa que a história da humanidade.

No seio da rocha consulto o relógio do tempo geológico que indica a idade das pedras baseado na radioatividade do urânio e do tório. Cada átomo de urânio, ao sintetizar-se, põe em liberdade oito átomos de hélio. O módulo desta operação é um átomo estável de chumbo a testemunhar o fenômeno. Este processo de desintegração é lento e mensurável.

Pelo exame, pois do teor do urânio e do tório e do teor de chumbo pode se avaliar a idade da rocha.

7/10/61 – II Jogos Abertos de Santa Catarina

Vem se constituindo na mais bela competição desportiva de todos os tempos a realização, em Florianópolis, dos II Jogos Abertos de Santa Catarina, que tiveram início sábado passado.

Grande multidão tem comparecido, sobretudo à noite, ao Estádio da Federação Atlética Catarinense para aplaudir a vigorosa mocidade que de todos os quadrantes do Estado comparece ao grande certame.

Domingo à noite, uma multidão incalculável, que encheu inteiramente as ruas centrais de Florianópolis, assistiu ao empolgante desfile dos atletas que foi conduzido por impecável formação olímpica, por três bandas da capital.

Alunas dos colégios de Florianópolis, assim como uma endiabrada baliza, também compareceram ao desfile, que merece os melhores elogios da grande multidão que assistiu.

A delegação de Brusque, composta por 80 atletas, aproximadamente, foi mais brilhante e numerosa.