O Município na História – Parte 20
17/11/62 – A meta educacional
Expande-se o ensino em Santa Catarina, dentro daquela propriedade que deve gozar o setor que, tão de perto diz respeito a um desenvolvimento harmônico. A Educação é pedra angular do progresso dos povos.
No Estado, sob a égide do atual governo, o ensino é impulsionado em várias frentes podendo se destacar a execução de dois planos.
Uma saída de emergência que nos dará mais de 1.000 salas de aula, das quais grande parte já em funcionamento; outro de longo alcance, compreendendo estabelecimentos de ensino de grande envergadura em construção.
A par disso o governo estimula todos os meios e índices de escolarização gratuita, através do sistema de convênios e bolsas escolares para estudantes desprovidos de recursos.
A meta educacional é uma realidade em terras catarinenses.
24/04/63 – Retificação do Rio Itajaí
Em Brusque o Eng. José Bessa do DNOS – atendimento e reivindicações justas e humanas.
Prosseguirá a obra até o final tratando de resolver vários problemas ligados a retificação do Rio Itajaí-Mirim, esteve em Brusque quinta passada o Dr. Bessa, Engenheiro do distrito de SC do Departamento Nacional de Obras de Saneamento.
Examinando na prefeitura Municipal o levantamento aerofotogramétrico da cidade, aconselhando com muita boa vontade as ponderações do Prefeito Cyro Gevaerd, relacionados as dificuldades de manutenção do traçado do novo canal por zonas densamente populosas sem que se projetasse uma ponte de concreto e estudasse com cuidado as indenizações já que temos zonas delimitadas, são de grande valor e de inúmeros proprietários urbanos.
Com a perfeita noção dos problemas, o Dr. Bessa examinou um a um os casos surgidos.