O Município na História – Parte 3

O Município na História – Parte 3

Casa de Brusque

13/08/1960 – Solenidade

O grande momento das festividades foi quando os ponteiros dos relógios assinalaram a entrada de novo século, precisamente à zero hora de 4 de agosto.

Parecia que toda a população veio à rua, lotando inteiramente a avenida Cônsul Carlos Renaux e a praça Salgado Filho, no Centro da cidade, e entregou-se vibrante de entusiasmo às mais emocionantes expressões de alegrias.

Ao som da sirene das fábricas, das buzinas de automóveis e caminhões e ao toque dos sinos, juntou-se a voz da multidão que cantava e dava viva a Brusque centenária.
Foi um espetáculo comovente que jamais será esquecido por todas as pessoas que tiveram a felicidade de viver e assistir aquele momento histórico de passagem do 1º século de existência de Brusque.

13/08/1960 – Monumento ao Imigrante

Após hasteamento da bandeira nacional na Praça Salgado Filho, procedeu-se a inauguração do monumento do imigrante na Praça Vicente Só, local histórico onde se instalaram os primeiros colonos chegados a Brusque, no dia 4 de agosto de 1860.

No meio de um jardim bem planejado e debaixo de uma grande figueira ali existente foi erguido um obelisco de vários metros de altura contendo duas placas de bronze com os seguintes dizeres: Neste lugar denominado “Vicente Só” então propriedade do precursor Pedro José Verner, desbravaram em 4 de agosto de 1860 os primeiros colonizadores de Brusque, sob a chefia do instalador da colônia e seu diretor o Barão Maximiliano de Schneeburg.


Viagem no tempo
O Município publica quinzenalmente a coluna O Município na História, em parceria com o Museu Histórico do Vale do Itajaí-Mirim (Casa de Brusque). Às quintas-feiras, o professor Aldonei da Silva Lopes, doutor em História pela PUC-RS, traz trechos de notícias publicadas em edições antigas do jornal, fundado em 1954. O trabalho consiste em pesquisa,  transcrição e edição do conteúdo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio