X
X

Buscar

O que esperar do tempo nos próximos meses

Sol apareceu por entre muitas nuvens hoje aqui em Brusque

Terça-feira, 30, de tempo seco em Brusque, predomínio maior foi da nebulosidade baixa pelos céus de nosso município com algumas aberturas. As temperaturas máximas ficaram entre 25/26 ºC. Segundo Ronaldo Coutinho, da Climaterra, a chuva deve retornar à nossa região a partir de amanhã, quarta-feira.

Acompanhe a seguir, os valores de temperaturas extremas registrados no dia de hoje no Vale do Itajaí Mirim, dados extraídos das minhas estações:

Fonte: Rede de estações de Ciro Groh

Abaixo estão os valores extremos incluindo outras cidades do nosso “Grande Vale”:

Fonte: Dados apurados por Carlos Grothoff

O que esperar do tempo nestes dois últimos meses do ano?

Para quem cansou de um outubro com muitos dias de tempo instável, pouco sol com  momentos de chuva, a dica é ter paciência com novembro. A previsão indica que ainda deverá ser um mês com chuva em SC mantendo uma certa frequência. Sim, teremos dias com a presença sol, mas sempre intercalando com períodos de instabilidade. Acompanhe a tendência do tempo para este final de ano, dados extraídos da nota publicada pelo meteorologista Leandro Puchalski:

O destaque para os próximos meses é a previsão de um período de neutralidade climática, ou seja, nenhum fenômeno de grande escala. No entanto, muito importante acompanhar a possibilidade mais para o final do ano de termos um El Niño de intensidade fraca.

O QUE ESPERAR DA CHUVA?

Diante disso, a previsão do Fórum é que tenhamos chuva dentro do padrão da época do ano ficando as cidades do Oeste e Meio Oeste com maior chance de ter chuva acima do padrão deste trimestre. Importante destacar que a chuva nesta época ocorre por esses motivos:

– passagem de frentes frias

– sistemas convectivos de mesoescala (SCM);

– processo convectivo (trovoadas da tarde);

– circulação marítima, ventos que sopram do mar trazendo mais umidade.

O QUE ESPERAR DA TEMPERATURA?

O trimestre deverá ser de temperaturas dentro da característica da época do ano ficando as cidades do Oeste com elas acima do padrão, ou seja, mais quente.

Por Leandro Puchalski, meteorologista