X
X

Buscar

O que falta para o funcionamento das estações de bicicletas compartilhadas em Brusque

Previsão da prefeitura é iniciar a fase de teste em agosto

O projeto de estações de bicicletas compartilhadas, o Bbike, ainda está sendo desenvolvido. Alguns aspectos precisam ser finalizados pela Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram), que está à frente da ideia.

O arquiteto e urbanista da Setram, Valério de Morais Kosel, diz que a intenção é iniciar a fase de teste no próximo mês.

Veja também:
Processo de modernização da Área Azul em Brusque avança

Promoções de inverno movimentam as vendas nas lojas de roupas de Brusque

Governo Bolsonaro é bem avaliado por lideranças da região de Brusque

As estações estão sendo implantadas em cinco pontos: no Centro Universitário de Brusque (Unifebe), no Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb), na praça Sesquicentenário, no River Mall e no Terminal Urbano. Segundo Kosel, as estruturas devem ficar prontas na próxima semana.

Quando as estações estiverem finalizadas, as 41 bicicletas recebidas no início do ano serão colocadas nas bases. No entanto, o uso ainda não vai ser liberado porque depende de outros dois aspectos: a definição do valor e a finalização do sistema de compartilhamento.

A Setram encaminhou uma proposta para a administração pública, que vai avaliar a viabilidade dos valores para locação. São duas opções: cobrar o aluguel a partir do momento que o usuário tira a bicicleta da estação ou começar a cobrar após um certo período.

Além disso, o aplicativo para o compartilhamento das bicicletas ainda está em fase de desenvolvimento.

O teste só vai iniciar quando todos estes pontos estiverem finalizados. “Só vamos liberar quanto tiver tudo redondinho para não ter erro”, diz o arquiteto.

Cinquenta pessoas serão selecionadas para testar as estações durante um mês. A Setram ainda não definiu de que forma vai escolher o grupo.

Após a fase de testes, o uso será liberado para a comunidade por meio de um aplicativo.

Segurança

As bicicletas vão ficar nas estações até o início do período de teste, mas Kosel assegura que não existe perigo para que elas sejam furtadas.

Veja também:
Mais de 25 mil pessoas visitam o 6º Festival Nacional da Cuca; veja os números do evento

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Inédito em SC: advogado de Blumenau usa decreto presidencial para reverter pena por posse de arma

O sistema de segurança bloqueia as bikes, que só são liberadas com o uso do cartão para aluguel. Além disso, as estações terão câmeras de segurança.

O projeto

O Bbike é uma doação do projeto Nakopa, fruto da parceria entre o município e o Distrito de Karlsruhe, na Alemanha. O município recebeu em fevereiro 41 bicicletas, 30 convencionais e 11 elétricas, e as cinco estações de compartilhamento.

O sistema não deu certo em outras cidades da região, como Blumenau e Balneário Camboriú. Em Brusque, o objetivo é expandir o sistema gradativamente, com o apoio da iniciativa privada na aquisição de novas bicicletas e estações.