O que o Samae está fazendo para garantir o abastecimento de água no verão em Brusque
Diretor-presidente diz que fim de ano "será tranquilo" no município
Diretor-presidente diz que fim de ano "será tranquilo" no município
O diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque, Dejair Machado, afirma que a temporada de verão deve ser tranquila em relação ao abastecimento de água.
De acordo com ele, o Samae está executando melhorias em algumas regiões da cidade que devem garantir o abastecimento ao longo do verão.
Tradicionalmente, o período do fim do ano é quando a autarquia recebe o maior número de reclamações sobre falta d’água. No ano passado, por exemplo, moradores do Ribeirão do Mafra, Dom Joaquim e Santa Luzia, ficaram vários dias consecutivos sem água. Essas, tradicionalmente, são as áreas mais afetadas pelo desabastecimento em Brusque.
Machado diz que o Samae fez modificações no sistema que abastece a região do Ribeirão do Mafra. A autarquia começou a captar água de outro ponto, o que praticamente duplicou a capacidade do reservatório no local.
“Instalamos um gerador na bomba, fizemos uma canalização de 750 metros e jogamos dentro da estação do Ribeirão do Mafra. Ainda não precisamos utilizar, mas já está tudo pronto. Preparamos o sistema para uma situação de emergência”, diz.
No bairro Dom Joaquim, que sempre é um dos mais afetados pela falta d’água, Machado diz a capacidade do reservatório será aumentada em 250 mil litros, trazendo água da região do Zantão. “Também fizemos alteração na potência da bomba e do gerador da estação de Dom Joaquim”.
Já na Limeira, o Samae está construindo uma Estação de Tratamento de Água (ETA) modulada, que também promete dobrar a produção naquela localidade. De acordo com ele, o microssistema que produz 30 mil litros por segundo, passará a produzir 60 mil litros.
Os bairros Azambuja e Souza Cruz também estão recebendo investimentos do Samae. O reservatório do loteamento Bruschal está sendo ampliado. A estrutura, que antes era de 30 mil litros, agora terá capacidade para 500 mil litros.
Além das melhorias, o diretor-presidente está otimista em relação à quantidade de chuva prevista para o mês de dezembro. “Nos últimos meses choveu mais do que o esperado, então conseguimos voltar para uma situação de normalidade. Estamos com uma previsão de dezembro chuvoso, então vai nos ajudar muito a manter os reservatórios cheios. Acredito que será um fim de ano tranquilo”, diz.
Apesar da preparação para o verão, Machado diz que é importante que a população também contribua economizando água. “Sabemos que no fim do ano, o consumo de água aumenta muito. Pedimos para que a população seja consciente, que economize e nos ajude a evitar o desabastecimento. Hoje, praticamente consumimos o que produzimos, então toda ajuda é bem-vinda”.