A Copa Libertadores é a nata da safra quando se trata de torneios nacionais de futebol na América do Sul. Assim como a Copa da Europa (ou Liga dos Campeões), a Copa Libertadores é a jóia da coroa, e todos os principais clubes da América do Sul fazem da Copa Libertadores seu objetivo de conquistar o troféu icônico.

Agora em seu 61º ano de existência, os argentinos abriram o caminho para a glória em sua maioria, com clubes como Independiente, Boca Juniors, Estudiantes e River Plate conquistando cerca de 25 títulos, e tornando-os mais favoráveis com a maior casa de aposta. Entretanto, na última década, mais ou menos, os clubes brasileiros começaram a dominar a competição, e os times de Samba agora estão apenas cinco títulos atrás de seus velhos adversários.

Assim, à medida que a competição deste ano começa a se aproximar de sua dramática conclusão, vamos dar uma olhada no recente domínio do time brasileiro. Continue lendo para saber mais!

2020 – Palmeiras

O Palmeiras conquistou seu segundo título da Copa Libertadores em janeiro, derrotando o Santos por 1×0 na final da renovação de 2020 no Maracanã, no Rio de Janeiro. Foi a primeira vez em mais de 20 anos que o Palestra conquistou o troféu, com sua última vitória voltando em 1999, quando veio de trás para vencer o Deportivo Cali 4-3 da Colômbia nos pênaltis.

2019 – Flamengo

Houve uma segunda vez o levantamento do troféu para o Flamengo em 2019, assim como o Rubro-Negro atordoou o River Plate no Estádio Monumental de Lima, no Peru. Os mercados de apostas da Copa Libertadores estavam a favor do time argentino, e os Millonarios pareciam estar prontos para seu quinto título, já que o relógio marcava o seu único gol para anular a vantagem. Entretanto, dois golaços de Gabriel Barbosa, um aos 89 minutos e o outro aos 92, viraram o placar de cabeça, garantindo ao Flamengo seu primeiro título da Copa Libertadores desde 1981.

2017 – Grêmio

Uma das três equipes brasileiras com um trio de títulos da Copa Libertadores, o Grêmio fez dele um hat-trick de triunfos em 2017. O Lanús, da Argentina, estava tentando conquistar seu primeiro título em sua primeira final da Copa Libertadores. No entanto, o Tricolor Imortal teve outras idéias, ganhando por 3-1 ao longo do antigo formato final de duas pernas. Foi a primeira vitória do Grêmio na Copa Libertadores da América desde 1995.

2013 – Atlético Mineiro

O Atlético Mineiro ganhou a Copa Libertadores pela primeira vez em sua história em 2013 e, ainda hoje, é o único sucesso do Galo no torneio. Depois de perder por 2×0 para o Olimpia do Paraguai na primeira partida, as chances foram empilhadas contra o Mineiro na segunda. No entanto, eles se recuperaram bem, empatando para 2-2 em casa antes de vencer por 4-3 nos pênaltis.

2012 – Corinthians

O Corinthians conquistou seu primeiro título da Copa Libertadores em 2012. Contra o gigante argentino Boca Juniors, Timão marcou aos 84 minutos do segundo tempo para conseguir um empate em 1×1 em Buenos Aires antes de voltar a São Paulo e vencer os Xeneizes por 2×0 em casa. Neymar, do Santos, terminou o torneio como o goleador da equipe com oito gols.

2011 – Santos

Falando do Alvinegro e da super estrela Paris Saint-German, eles se combinaram brilhantemente para ganhar a Copa Libertadores em 2011. Após um empate chato de 0x0 contra o Peñarol em Montevidéu, no Uruguai, o Santos venceu o Decano por 2×1 no Estádio do Pacaembu. Neymar, que mais tarde foi nomeado jogador do torneio, deu ao Santos a liderança antes que Danilo, agora da Juventus, fizesse 2-0. Um gol contra de Durval ameaçou permitir que Peñarol voltasse ao jogo. Mas era tarde demais, já que o Santos se manteve na vitória por 2×1 e levantou seu terceiro título da Copa Libertadores.

2010 – Internacional

Depois de ganhar a Copa Libertadores apenas alguns anos antes, em 2006, o Internacional foi rápido para dobrar, levantando o título pela segunda vez em 2010. Guadalajara foi o primeiro time mexicano a chegar à final do torneio. No entanto, eles ficaram aquém do Internacional, já que o Colorado venceu por 5-3 no total.