OAB-SC e OAB Brusque conseguem liminar que suspende cobrança de taxas para exercício da advocacia

Para entidade, decisão assegura a plena atuação dos profissionais

OAB-SC e OAB Brusque conseguem liminar que suspende cobrança de taxas para exercício da advocacia

Para entidade, decisão assegura a plena atuação dos profissionais

A OAB Santa Catarina e a OAB Brusque obtiveram uma decisão liminar na última sexta-feira, 27, junto à Vara da Fazenda Pública e dos Registros Públicos da Comarca, suspendendo a cobranças da Taxa de Licença de Localização e Funcionamento e da Taxa de Expediente para o exercício da advocacia no município.

A seccional celebra a liminar, avaliando que a decisão assegura a plena atuação dos advogados e advogadas que militam na subseção.

“Estamos atentos e atuando em todas as regiões do estado para garantir que nenhuma exigência indevida coloque em risco o desempenho das atividades e da prestação de serviços da advocacia, seja ela autônoma ou em sociedade”, ressaltou a presidente da OAB-SC, Cláudia Prudêncio, sobre o movimento iniciado no início da gestão a fim de adequar os municípios de Santa Catarina à Legislação de Liberdade Econômica.

“Seguimos vigilantes”

O presidente da OAB Brusque, Rafael Maia, agradeceu os esforços da seccional catarinense para avançar com o pleito e celebrou a notícia. “Graças ao trabalho ininterrupto de todos os envolvidos, quase 1 mil advogados e advogadas da Subseção passam a ficar isentos do pagamento das taxas. Seguimos vigilantes para evitar toda e qualquer restrição ao exercício da nossa profissão”, declarou.

A Legislação de Liberdade Econômica, conforme destacada na decisão liminar da Vara da Fazenda Pública e dos Registros Públicos da Comarca de Brusque, “foi editada no intuito de afastar intervenções administrativas em situações definidas como de menor necessidade”, como é o caso dos serviços advocatícios.

Os dispositivos, portanto, asseguram a dispensa aos advogados e advogadas autônomos e às sociedades de advocacia uma série de atos públicos de liberação de atividade econômica.

Leia também:

1. VÍDEO – Moradores de Guabiruba ficam ilhados após ponte cair devido às fortes chuvas e são resgatados
2. Professora de Blumenau morre após se afogar em Governador Celso Ramos
3. Colisão entre três carros deixa uma pessoa morta na BR-101, em Itajaí
4. Casal homoafetivo consegue registrar filho gerado por inseminação artificial caseira em Canoinhas
5. Cabos que passam pela Ponte do Trabalhador caem sobre calçada e atrapalham pedestres


– Assista agora:
Quais os efeitos do peso excessivo da mochila? Fisioterapeuta traz explicações sobre o problema

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo