Obra da creche do Rio Branco está em fase final
Prefeitura irá iniciar em breve colocação de piso, pintura e acabamentos
A obra da creche do programa Próinfância, no bairro Rio Branco, está em fase final. Depois de anos de paralisações, retomadas e atrasos, o novo espaço deve ser entregue à comunidade nos primeiros meses de 2019.
Embora o atual contrato, firmado com a empresa Renascence, tenha aditivo de prazo até 20 de agosto de 2019, o governo acredita que a obra ficará pronta bem antes disso.
Segundo a diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andréa Volkmann, os trabalhos concentram-se agora na parte externa da creche. Aguarda-se que a Secretaria de Obras termine uma limpeza no local, para a plantação de gramado.
Depois disso, será feita a implantação do paver e dos acessos à edificação. Com isso pronto, a prefeitura conseguirá terminar a implantação do piso vinílico das salas de aula. Além disso, falta a pintura e conclusão de detalhes para que a obra possa ser entregue à população.
A diretora do DGI afirma que não é possível prometer a entrega da obra até o fim deste ano pois há serviços a serem executados por empresas terceirizadas contratadas pela prefeitura, assim como as condições climáticas podem atrasar os trabalhos.
Seis anos em execução
A construção da creche iniciou em 2012 e, uma vez finalizada, ela poderá atender até 250 crianças na Educação Infantil.
De lá para cá, uma série de problemas contribuiu para que a entrega da obra fosse retardada.
Nesse período de pouco menos de seis anos, duas das empresas contratadas não finalizaram seus contratos.
A primeira, a Policons Serviços de Drenagem e Escavações, teve o contrato rescindido pela prefeitura, por causa do ritmo de trabalho, considerado lento.
A segunda foi a JSG Construção e Revitalização, que decidiu abandonar os serviços, em 2015.
A obra permaneceu parada por um bom tempo, até que a prefeitura fizesse adequações no projeto e lançasse uma nova licitação, vencida pela Renascence, empresa que atualmente toca os serviços.