Obra da nova travessia de água tratada pelo rio Itajaí-Mirim é concluída em Brusque
Obras de expansão de rede devem trazer melhorias para o abastecimento de água tratada na cidade
Por volta das 21 horas de quarta-feira, 23, os servidores do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Brusque finalizaram as obras da segunda travessia de água tratada pelo rio Itajaí-Mirim. O local fica na ponte Antônio Nicolau Maluche, bairro Jardim Maluche.
Até terça-feira, 22, a adutora subaquática existente nas proximidades da Ponte Estaiada era a única maneira de se levar o recurso hídrico para regiões como Centro II, Primeiro de Maio, Águas Claras, Poço Fundo, Souza Cruz e tantas outras.
Em caso de problemas com a travessia na região central, os bairros que ficam na margem direita do rio continuarão sendo abastecidos, agora com novas tubulações, oriundas do projeto de Expansão de Rede.
De acordo com o coordenador-geral da área técnica do Samae, Juliano Pereira, mesmo o serviço tendo alcançado menos de dois quilômetros, os benefícios já começam a ser sentidos pela comunidade.
“Eu trabalho no Samae há 27 anos e há muito tempo que a gente já vem falando nessa nova travessia e ainda não tinha uma solução pra isso. E o nosso diretor-presidente, juntamente com o prefeito Ari Vequi, nos autorizou a fazer essa obra importante”, diz.
O que foi realizado
Para que o primeiro trecho da nova adutora pudesse entrar em operação, o Samae realizou, nesta semana, uma ramificação de rede de 250 milímetros que iniciou na rua Carlos Graf, bairro Jardim Maluche, próximo da Escola de Educação Básica (EEB) Dom João Becker, e terminou nas proximidades da panificadora Sassipan, onde foi interligada a uma outra adutora pré-existente.
Com a instalação de registros, a autarquia pode implementar carga neste primeiro trecho, enquanto as obras de Expansão de Rede prosseguem em direção ao bairro Dom Joaquim nos próximos dias.
“A gente ficava à mercê da adutora subaquática. Qualquer problema que ocorria do lado de cá ou de lá do rio, nós tínhamos que parar o abastecimento pra muitas regiões. Agora, com esta nova rede, a gente terá condições de fazer manutenções sem desabastecer os bairros”, afirma Juliano.
Regiões que sentirão melhorias
De acordo com o diretor-presidente do Samae, Luciano Camargo, praticamente toda a malha de redes que existe na margem direita do rio Itajaí-Mirim sentirá um acréscimo de pressão e vazão.
Os maiores beneficiados serão moradores de bairros como Primeiro de Maio, Águas Claras, Ponta Russa, Poço Fundo, Maluche, Souza Cruz, Loteamento Bruschal, dentre outros.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube