X
X

Buscar

Obra de alargamento da SC-486, entre Botuverá e Vidal Ramos, é prioridade na busca por recursos

Prefeito Alcir Merizio conta que ambos os municípios devem pleitear recursos com o governo do estado

O prefeito de Botuverá, Alcir Merizio, afirma que as obras de alargamento da rodovia SC-486, que liga a cidade com Vidal Ramos, é uma prioridade para 2023. Segundo ele, ambos os municípios devem pleitear recursos junto ao governo de Jorginho Mello.

Alcir destaca que a SC-486 é uma obra do governo do estado. A rodovia é frequentemente usada como uma opção de trajeto para quem viaja entre o Alto Vale e o Médio Vale.

Contudo, o prefeito desabafa que o município não consegue fazer a abertura da estrada na parte não pavimentada, entre o Ribeirão do Ouro e Vidal Ramos. Ele aponta que três pontos da via, no Ourinhos, Vargem Pequena e Vargem Grande, são os mais críticos, por serem muito estreitos.

Prefeitura de Botuverá/Divulgação

Nos últimos anos, em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade do Estado, o município pediu a liberação para que a prefeitura fizesse o alargamento. Porém, o pedido foi negado.

“Enviamos vários ofícios para a secretaria. Mas tivemos uma resposta negativa, que não poderíamos. Comentaram sobre impacto ambiental e a nossa preocupação é com a segurança. Íamos abrir com o maquinário da prefeitura”, continua.

Porém, Alcir salienta que a ideia principal é fazer a abertura completa até o município vizinho. “Não vamos desistir. Ainda não fomos a Florianópolis neste ano porque tem esse imbróglio com as secretarias e o governador deve começar a fazer o recebimento de prefeitos a partir de março. Tendo a definição do secretário de Infraestrutura, vou para lá para propor a abertura”, completa.

Mobilização

Prefeitura de Botuverá/Divulgação

Caso o deputado estadual Jerry Comper seja escolhido para ser o secretário de Infraestrutura, a conversa será mais fácil com o governo, conforme o prefeito. “Ele tem conhecimento da via. Ela liga duas regiões, então a abertura seria muito importante”, diz.

“Hoje, as duas prefeituras não têm capacidade de fazer todo o alargamento. Não tem essa possibilidade. Vamos tratar com o secretário, se não houver como fazer o alargamento total, ao menos que se faça dos três pontos”, detalha.

Se o contato com o governo do estado fracassar, Alcir conta que a prefeitura deve tentar abrir por conta própria um trecho da SC-486. Nesta parte, Alcir explica que são duas estradas de terra e ideia é alargar a via de cima, que foi feita pelo município, e desativar a via de baixo, que foi aberta pelo estado.

“Primeiro a gente vai atrás do governo do estado. Se eles não abrirem, vamos alargar a parte do desvio na Vargem Grande. Dentro desse ano, se porventura o estado não fizer, nós vamos ter que fazer”, finaliza.

Prefeitura de Botuverá/Divulgação

– Assista agora:
Como cuidar da alimentação das crianças após férias? Nutricionista fala sobre mudanças e readaptação