Obra de ampliação do Hospital Dom Joaquim deve começar em fevereiro
Unidade terá novos consultórios e reforma na área administrativa e de exames
Está prevista para iniciar em fevereiro uma reforma no Hospital Dom Joaquim. De acordo com o administrador da unidade, Raul Civinski, serão cerca de 400 metros de ampliação e mais 400 metros de reforma dos espaços já existentes.
A ampliação, segundo o administrador, visa aumentar o número de consultórios para abraçar os serviços de pronto-atendimento que o hospital intensificou nos últimos dois anos.
“Nos últimos anos temos tido um volume maior de atendimentos A estrutura que tem hoje não comporta mais. Os novos consultórios são essenciais. Hoje temos consultas de especialidades e de pronto-atendimento e muitas vezes temos que limitar as consultas de especialidades porque não tem espaço para receber todo mundo”.
Já a reforma será realizada na área administrativa e recepção, além do espaço onde são realizados exames como endoscopias, raio-x, colonoscopia, ultrassom, entre outros.
“Essa área para realização dos exames será reformada também porque futuramente pretendemos ter um tomógrafo, então precisa ter o espaço organizado”.
O administrador destaca que a obra será custeada com recursos de emendas recebidas pelo hospital nos últimos meses, e também doações destinadas para este fim. O valor da obra não foi revelado.
Atendimentos
Em 2020, o Hospital Dom Joaquim fez quase 70 mil atendimentos. Até o dia 20 de janeiro, a unidade fez 2,9 mil atendimentos só no pronto-socorro. “Isso sem contar toda a parte de centro cirúrgico e exames”, diz.
Em média, o hospital faz 5 mil atendimentos por mês. Atualmente, o pronto-atendimento do hospital funciona de segunda a quinta-feira, das 7h às 22h, e sextas, sábados, domingos e feriados, o atendimento é 24 horas.
“Estamos tentando com o novo secretário estender o atendimento 24 horas todos os dias para dar um suporte melhor à população”.