Obra do novo trevo entre Brusque e Itajaí deve começar só após o fim da temporada de verão
Projeto está estimado em R$ 70 milhões e tem previsão de conclusão em 18 meses
Projeto está estimado em R$ 70 milhões e tem previsão de conclusão em 18 meses
Prevista para iniciar nas próximas semanas, a obra do novo trevo ligando a rodovia Antônio Heil, entre Brusque e Itajaí, com a BR-101, só poderá começar após o fim da temporada de verão.
De acordo com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) não autorizou a realização da obra devido ao grande movimento de veículos na região por conta da temporada de verão.
Com isso, a expectativa é que os trabalhos no local só iniciem a partir do mês de abril.
A obra já está licitada e quem executará será a empresa Compasa. A assinatura da ordem de serviço para o início das obras estava prevista para acontecer em solenidade em Itajaí, com a presença do governador Carlos Moisés, porém, como ele testou positivo para Covid-19 dias antes do evento, a assinatura do documento foi cancelada e ainda não há uma data.
Ainda de acordo com a SIE, a Arteris, que é a empresa responsável pela BR-101 já foi avisada sobre a obra.
Serão construídos no local quatro alças, dois elevados paralelos às marginais e uma ponte na entrada de Itajaí. Hoje, a intersecção é bastante confusa e já não comporta mais o número de veículos que passam por ali.
De acordo com a SIE, o trevo será no mesmo modelo do construído em Criciúma, um trevo completo. Quem vem de Brusque vai passar por baixo do viaduto, fazer o laço e subir no novo viaduto para ir em direção ao Norte do estado, por exemplo.
Já quem vem do Norte para Brusque, entrará na Antônio Heil direto, como é atualmente. Para ir de Brusque sentido ao Sul do estado, a saída para a BR-101 será livre.
Quem vem de Florianópolis vai passar por cima do novo viaduto, fazer o laço, e depois passar por baixo de todos os viadutos em direção a Brusque.
A construção do novo trevo de acesso entre Brusque e Itajaí está estimada em R$ 70 milhões. O valor oficial, entretanto, vai depender de um aditivo de contrato que deve ser feito nas próximas semanas.
O aditivo é para a mudança do material que será utilizado em toda a obra. A ideia é usar blocos de poliestireno expandido (EPS) para a execução, devido ao tipo de solo encontrado nas proximidades, que é muito mole.
O EPS é um plástico celular rígido e pode ser utilizado em cabeceiras de pontes e viadutos, sendo capaz de evitar o surgimento de desníveis na via causados pela movimentação dos aterros convencionais.
Estudos apontam que este tipo de material pode gerar agilidade na execução da obra e, consequentemente, uma redução de custos.
Em Santa Catarina, os blocos de EPS foram utilizados na construção do viaduto que é o principal acesso à cidade de Tubarão, no Sul.
A previsão da SIE, é que a obra do novo trevo entre a rodovia Antônio Heil e a BR-101 seja concluída em 18 meses.