Obra na praça Barão de Schneeburg tem previsão de entrega para meados de julho
Tapumes confeccionados por artistas da cidade foram retirados para avanço da revitalização
A obra de revitalização da praça Barão de Schneeburg, cuja data de entrega é para o dia 25 de julho, está na fase de finalização da pavimentação, que ainda precisa de concretagem e colocação de paver.
Conforme a fiscal do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Norene Felsky, ainda precisa ser colocado concreto e paver na avenida Cônsul Carlos Renaux, instalação de 48 proteções para que o carro não invada a praça, piso podotátil, que promove acessibilidade às pessoas com necessidades especiais, e finalização do banco que terá acabamento fino, etapa que será realizada ao final da obra para não sujar.
Veja também:
Obra na praça Barão de Schneeburg tem previsão de entrega para meados de julho
Grande rede de supermercados negocia para se instalar em Brusque
Escola estadual no Cedrinho está sem atividades em sua quadra há mais de um ano
Os tapumes foram retirados no começo desta semana para que a empresa possa dar sequência à colocação do piso. Os artistas foram informados sobre a retirada para que pudessem pegar as obras, mas a maioria não teve interesse em buscá-las.
Também serão colocadas no meio da praça 19 luminárias de 3,5 metros com reprodução de cores e outros 14 postes que contornam a praça para iluminar os arredores do local. Eles terão 10 metros de altura e luzes simples. “São altos para manter a segurança da via”, afirma.
Serão instaladas oito luminárias em torno da figueira da praça, além de colocação de grama e jardinagem.
Também serão feitas obras no local onde os motoristas fazem o retorno da avenida Monte Castelo para a Cônsul Carlos Renaux. Ainda não há previsão de quando será mexido no local, no entanto, Norene afirma que o retorno estará fechado por alguns dias.
A pasta também estuda colocar mesas para jogos no local, mas no momento está sendo avaliado junto aos arquitetos do setor o valor dos objetos e o prazo de entrega.
Segundo Norene, a partir desta semana o DGI está fiscalizando diariamente a obra. Ela também afirma que já foi solicitado à empresa responsável pela reforma que seja disponibilizado mais operários. “Nosso prazo é curto, mas a ideia não é atrapalhar o funcionamento do comércio”, afirma.
Posto da guarda de trânsito
A casa localizada na praça, na qual os taxistas aguardam os passageiros, também passará por reformas. “Estamos iniciando a reforma interna e externa da casinha onde ficam os taxistas, onde haverá também um ponto da guarda de trânsito”, diz.
De acordo com Norene, para que a obra não fique parada nos dias muito chuvosos, os operários trabalham na reforma interior da casinha da praça.
Veja também:
Ex-Barateiro Futsal, Camilinha disputa sua primeira Copa do Mundo nos gramados
Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região
Obras na Humberto de Campos causam novas alterações no trânsito do bairro Velha, em Blumenau
Ainda não foi definido se o posto da guarda funcionará por 24h, no entanto, Norene diz que a Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) já está por dentro do assunto. “Depois da finalização da obra haverá uma conversa entre a associação dos taxistas e a guarda municipal”, afirma.
Conforme o vice-prefeito Ari Vequi, a decisão para implantação do posto veio após relatos de insegurança naquela área. “Tinha um grupo que queria guarda privada na praça, pois na época tínhamos o problema de mendigagem muito grande. A ideia é dar mais segurança para a praça e para as pessoas que circulam ali”.
Não haverá um guarda fixo no posto, mas a intenção é que quando os servidores estiverem pelo Centro, possam passar no local para acompanhar a movimentação no Centro. “Ali não haveria necessidade deles se deslocarem em uma viatura, eles poderiam fazer o serviço caminhando”, diz.