Obras de macrodrenagem do PAC ganham marco oficial

Escultura de Jorge Schröder foi instalada no acesso ao Parque das Esculturas

Obras de macrodrenagem do PAC ganham marco oficial

Escultura de Jorge Schröder foi instalada no acesso ao Parque das Esculturas

Para marcar as obras de macrodrenagem realizadas em Brusque, a cidade conta agora com o Memorial da Macrodrenagem. Trata-se de uma escultura idealizada pelo artista Jorge Schröder, que por enquanto, pode ser vista no trevo de acesso ao Parque das Esculturas, mas em breve todos os locais que receberam as obras vão contar com um marco.

A escultura possui dois elementos distintos, umas base 70 centímetros, onde consta a placa de identificação e o relevo da inscrição PAC, programa que realizou as obras de macrodrenagem. A parte superior possui 1,10 metros x 80 centímetros x 20 centímetros.

Schröder explica que, inicialmente, a peça foi desenvolvida em forma invertida para posterior reprodução em concreto estrutural, o que levou aproximadamente 15 dias e baseou-se nas próprias galerias e tubulações de macrodrenagem. “A disposição centralizada das formas em repetição, formam uma escultura simétrica e equilibrada. O ponto central distribui os pesos visuais de igual tamanho para ambos os lados, fazendo um empilhamento de elementos a serem vistos por vários ângulos”.

Ao idealizar a obra, Schröder conta que pensou em traduzir as informações preexistentes. “Pensei em proporcionar uma compreensão dos elementos de forma bem simples e inteligível, sem recorrer a complexos visuais. Acredito na simplicidade da informação e sua abrangência como valor estético”.
Jorge Schröder

O escultor Jorge Schröder é gaúcho, radicado em Santa Catarina. Participou de diversos eventos e exposições nacionais e internacionais, em países como Tailândia, Dinamarca, Costa Rica e Suíça. Algumas de suas obras estão expostas no Museu de Artes de Santa Catarina, em Florianópolis; no Museu de Artes de Joinville; Urunday Foundation, na Argentina e Ubon Rachathani Nactional Museum, na Tailândia.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio