Obras de macrodrenagem no bairro Santa Terezinha causam transtornos à escola
Trabalhos devem ser finalizados no segundo semestre; alunos saem cinco minutos mais cedo para não perderem transporte
Obras de macrodrenagem têm causado transtornos para professores, alunos e funcionários da Escola de Educação Básica (EEB) Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome, localizada na rua George Boettger. Os trabalhos no local, que são necessários para que a obra seja concluída, complicam o trânsito, mudando até mesmo a rotina da escola. O projeto é financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal e deve ser entregue no segundo semestre de 2018, de acordo com as primeiras projeções.
“A escola tem diversos problemas por causa do trânsito. Ninguém consegue entrar ou sair direito da rua, e temos mais de 900 alunos só pela manhã. Estamos com pressa”, diz a assessora de direção, Rosane Feltrin. Ela afirma ainda ter sido informada de que em 15 dias as obras progrediriam de forma a não atrapalhar mais o trânsito no local.
O principal transtorno fica por conta do fluxo de ônibus, micro-ônibus e outros veículos, que precisam parar em ruas adjacentes à escola para buscar os alunos. Desta forma, a escola se viu obrigada a liberar seus alunos cinco minutos antes, para que todos pudessem chegar aos seus meios de transporte. Funcionários do educandário reclamam da situação desde o início do mês e também afirmam que houve dias em que ninguém trabalhou nas obras.
O secretário de Obras do município, Ricardo de Souza, afirma que não há problemas nos trabalhos, que progridem normalmente, como esperado. Sobre as reclamações referentes a ausência de trabalhadores no local, ele afirma que a situação é normal, na espera da secagem do concreto.
A obra
As obras de macrodrenagem na Bacia Sete de Setembro estavam paralisadas desde 2014 porque o projeto não teria condições técnicas para ser executado, segundo a atual administração municipal. Em 11 de janeiro, a continuidade das obras foi oficializada na ordem de serviço assinada junto à empresa licitada, Freedom Terraplenagem. O investimento do governo federal via PAC é de cerca de R$ 1,9 milhão.
O projeto inclui interferências necessárias nas ruas João Heil, Oswaldo Heil, Santos Dumont, George Boettger e Luiz Boos, além da rodovia Antônio Heil.