X
X

Buscar

Obras de Orçamento Participativo ainda serão executadas

Secretaria de Governo, que era responsável pelo programa, foi extinta na atual gestão

O Orçamento Participativo – uma das bandeiras da administração Paulo Eccel – deixará de existir oficialmente, pelo menos temporariamente, na gestão do prefeito interino Roberto Prudêncio Neto. No entanto, a Secretaria de Obras continuará a seguir com as obras que já haviam sido escolhidas pela comunidade.

Maurício dos Santos, assessor de comunicação da Prefeitura de Brusque, afirma que na reforma administrativa do prefeito interino, a Secretaria de Governo e Gestão Estratégica foi extinta. A principal atividade da pasta era tocar o Orçamento Participativo, com isso, as obras serão executadas somente pela Secretaria de Obras. As assembleias que antes aconteciam para eleger as prioridades não deverão mais existir.

O secretário de Obras, Jaison Knoblauch, afirma que a programação que já havia sido estabelecida pela gestão anterior não será alterada. Há obras do OP de 2012 que estão sendo executadas. “Ainda vai ser definido pelo prefeito quem vai cuidar destas tratativas com a comunidade”, diz o secretário.

Na semana passada, a Secretaria de Obras iniciou a drenagem, implantação de tubulação e a pavimentação da rua do Ribeirão do Meio, que fica no bairro Santa Luzia. A obra já estava no cronograma do OP e custará R$ 346 mil aos cofres da Prefeitura de Brusque.

Nesse primeiro momento, está sendo executado o assentamento dos 360 metros de tubos entre 20,40 e 60cm de diâmetro. Os trabalhos, previstos para serem realizados em 15 dias, serão um pouco mais demorados devido à detonação de pedras, necessária para a continuidade das escavações. O fim da pavimentação asfáltica está previsto para o mês de maio.

Além disso, explica Olga Luisa dos Santos, assessora de comunicação da Secretaria de Obras, a administração municipal também toca a pavimentação de duas ruas no bairro Santa Rita. “Depois, nós daremos continuidade às obras do OP na rua ZT-13, bairro Zantão. A obra deve iniciar nas próximas semanas, estamos esperando o Samae executar os trabalhos na rede de água”, diz.