Obras de pavimentação e drenagem na rua Poço Fundo custarão mais de R$ 2,4 milhões
Contrato entre Prefeitura de Brusque e empresa responsável pela construção foi assinado na tarde desta segunda-feira
Na tarde desta segunda-feira, 27, foi assinado o contrato para início das obras de drenagem e pavimentação na rua Poço Fundo, no bairro com mesmo nome. As melhorias na rua são reivindicadas e aguardadas pela população local há muito tempo. A obra tem 900 metros de extensão e custará R$ 2.456.456,02. A solenidade ocorreu no Gabinete do prefeito de Brusque, Jonas Paegle.
A empresa vencedora da licitação e responsável pela construção é a Terraplanagem e Transportes Augusto. O contrato da obra contempla a terraplanagem, drenagem, pavimentação e construção de calçadas. A largura da pista será de seis metros e a largura da calçada de um metro e meio. O cronograma da obra é de 12 meses.
A diretora do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Andréa Volkmann, explicou que foi necessário fazer uma revisão no projeto, além de realizar novamente a topografia da região e verificar o que seria possível realizar. “A partir disso, com os técnicos do DGI, em contato com os técnicos da Caixa, que é o banco gestor deste contrato, conseguimos fazer a aprovação na Caixa, para então licitar e agora entregar a ordem de serviço para empresa vencedora da licitação”.
Segundo ela, a proximidade entre engenheiros do DGI e da Caixa é uma estratégia para que não haja tantos erros de projeto e para que não ocorra paralisações na obra, que acarretaria em prejuízos para comunidade.
O proprietário, Augusto Benaci, afirmou que a empresa buscará fazer o trabalho em menor tempo e causar o menor transtorno possível aos moradores da região. “Estamos finalizando a obra na Limeira e o próximo passo é agilizar lá para ver se entre quatro ou cinco meses deixamos a situação parecida (no bairro Poço Fundo)”.
Na próxima semana, os profissionais da empresa farão a topografia do terreno para realizar todo levantamento da área. “É uma área complicada para fazer, mas tem como fazer”. Ele pede a colaboração da população para ter paciência com a obras.
O prefeito destaca que, inicialmente, a obra causará transtorno à população, mas afirma que isso é normal. No entanto, ele pontua que depois de pronto, a obra ficará bem feita e dará crescimento e notoriedade ao bairro Poço Fundo.
“Eles têm um acervo técnico, financeiro e têm condições de fazer a obra de alta qualidade e com bom desempenho para no futuro não termos alagamentos e que não cause transtorno como temos visto com muitas obras mal feitas e mal acabadas”, declarou Paegle.
O vice-prefeito, Ari Vequi, afirma que a obra é discutida há três anos. Ele explica que com as chuvas, o acesso a localidade fica comprometido. “Além de ser uma topografia elevada, nas enxurradas acabava tirando todo o material colocado pela Secretaria de Obras”, diz.
Ele pontua que o valor da obra é para contemplar toda a drenagem e pavimentação da via.