Obras da rodovia Antônio Heil no trecho da Fischer seguem em ritmo avançado
Deinfra pede colaboração dos motoristas para evitar acidentes
As obras de duplicação da rodovia Antônio Heil (SC-486) – que liga Brusque a Itajaí – seguem em ritmos diferentes. O trecho em frente à empresa Irmãos Fischer está em ritmo acelerado, enquanto na parte até Itajaí o trabalho é mais lento.
O trecho em Brusque é o mais avançado, e a previsão, se o tempo colaborar, é que os viadutos fiquem prontos até setembro deste ano, segundo Cléo Quaresma, engenheiro do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) e responsável pela fiscalização das obras.
Segundo Quaresma, o aterro para os viadutos está finalizado e a obra “está em ritmo acelerado”. O engenheiro diz que os trabalhadores na duplicação em Brusque estão mais rápidos do que em Itajaí, onde há problemas com a lentidão do Consórcio Triunfo-Compasa, que toca a obra.
“Entre a Fischer e o trevo em Itajaí é mais complicado porque a empresa está em um ritmo um pouco lento”, diz o engenheiro do Deinfra. Os operários trabalham, neste momento, na construção do viaduto em frente à Epagri. Foram colocadas as 12 vigas de sustentação.
A partir de agora, o consórcio deve construir as vias marginais, para então começar os trabalhos no centro da rodovia. Como a empresa está num ritmo lento, de acordo com o engenheiro, não há como estabelecer um prazo para que o serviço seja finalizado. A expectativa é entregar a rodovia no segundo semestre do ano que vem.
Sinalização
O jornal O Município tem recebido reclamações de leitores sobre a sinalização na rodovia Antônio Heil, tanta a que indica onde há obras, por meio de placas, quanto a pintada no chão, chamada de sinalização horizontal.
Cléo Quaresma, do Deinfra, diz que em outras duplicações pelo estado o órgão também recebeu reclamações do mesmo tipo. Para ele, é preciso ter paciência em período de obras. “Vão surgir vários desvios, mas os usuários sabem que a rodovia está em obras”.
Quaresma pede a colaboração e atenção da população durante o período de obras. Em breve, deve haver, também, um desvio próximo à curva da morte, que deve exigir atenção dos motoristas. Ele esteve na Antônio Heil nesta semana e diz que presenciou imprudência e excesso de velocidade por parte da população.
O engenheiro também foi questionado sobre a sinalização no chão, fora do trecho de obras (foto). Ele informou que boa parte da sinalização é provisória. Ele ressalta, ainda, que toda a pintura e as placas seguem as normas técnicas nacionais.